segunda-feira, março 22

Bola de cristal: FC Gold Pride

Lanterna na temporada passada, o FC Gold Pride teve uma offseason muito bem-sucedida. Além de ser considerado o time que fez as melhores escolhas no draft universitário, ainda foi beneficiado pelo fim abrupto do Los Angeles Sol, o que possibilitou a chegada de reforços como Marta e a francesa Camille Abily. Tudo indica que este ano o time jogará num ofensivo 4-3-3, o que é promessa de muitos gols - a favor e contra. A posição de goleira está bem servida com a segura Nicole Barnhart. As laterais Kandace Wilson e Ali Riley são velozes e chegam bem no apoio. Rachel Buehler e Candace Chapman formam uma dupla de zaga razoável, nada que encha os olhos. Enquanto Carrie Dew deve ocupar a cabeça-de-área (Becky Edwards é a outra candidata), a norueguesa Solveig Gulbrandsen e Abily ficam como responsáveis pela ligação com o ataque. Marta e Kelley O'Hara jogam abertas (mas com a obrigação de marcar a saída de bola adversária) e Christine Sinclair faz o papel de referência na área. Na teoria é tudo muito bonito, resta ver se desta vez o técnico Albertin Montoya saberá extrair o melhor do elenco que possui. Meu palpite: briga pelo título.
Gol: Nicole Barnhart, Brittany Cameron, Erin Guthrie
Defesa: Rachel Buehler, Candace Chapman, Ali Riley, Kandace Wilson, Kaley Fountain, Kristen Graczyk
Meio-de-campo: Carrie Dew, Camille Abily, Solveig Gulbrandsen, Becky Edwards, Kim Yokers, Ashley Bowyer, Rosie Tantillo
Ataque: Marta, Christine Sinclair, Kelley O'Hara, Tiffeny Milbrett, Kiki Bosio
Treinador: Albertin Montoya

Só para efeito de registro, hoje o blog completa um ano de existência (não imaginava que fosse durar tanto, admito). Agradeço aos leitores que visitam e aos que, com seus comentários, contribuem para um debate de bom nível a respeito da modalidade. Aproveitando a ocasião, se quiserem sugerir algo para melhorar o blog neste ano que vem por aí, fiquem à vontade.

47 comentários:

Mary disse...

PARABÉNS Marcelo !!!
Acredito que esse é o 1º ano de muitos que virão.
Esse blog tem idade de criança, mas pensamentos de um adulto bem definido em suas opiniões, rsrs'.
Torço pra aprender com vocês por muitos anos, porque esse blog e todos os amigos dele, foram uma das melhores coisas que eu encontrei do futebol feminino nos últimos anos.
OBRIGADA !!!

Eu, como torcedora do FC Gold Pride, espero que você esteja totalmente certo na sua previsão Marcelo, hehe'. Mas torço pra que o Red Stars também chegue lá.

Izabel disse...

Parabéns pelo blog Marcelo e parabéns para todos nós que comentamos!
estava lendo no womens soccer weekly, que a Fabiana fez um gol contra a U-20! Fiquei mto feliz por ela...o placar foi 2-2 e o outro gol foi da Lilly.

Maria disse...

Parabéns, Marcelo, pelo primeiro aniversário do blog de muitos que virão pela frente!
Sorte nossa!

Izabel disse...

alguém sabe no que deu o encontro do Santos com a diretoria da wps no dia 20?

Maria disse...

Ia perguntar a mesma coisa, Izabel. E tava na esperança de que você tivesse algo pra informar. Vasculhei nos buscadores de todas as formas e nada...
Hoje a Juliana Cabral também postou sobre a atual situação da seleção, assim como a Ana Paula. Da última, o blog vem recebendo bastante comentário que concorda com o que ela expos. Cada vez mais vem crescendo os insatisfeitos com Kleiton Lima.

Mozart Maragno disse...

Marcelo, meu contador de visitas deu pau. Qual você me recomenda?

Daniel disse...

O All Star desse ano será muito beom. Será naquele velho formato de 2 jogadores tirar o time pra jogar. Tipo só a exemplo,Marta e Wambach escolhem suas jogadoras, então uma vai chamando outra alternadamente.
Muito bom mesmo

Daniel disse...

Maria qual o endereço do Blog da Ju Cabral?

Marcelo T. disse...

Mozart, eu uso o Site Meter e estou satisfeito, mas não sei dizer se há outro contador melhor por aí.

Daniel disse...

Pessoal, no site da USSoccer, nada de amistoso contra o Brasil e no calendário da FIFA tambem, tem amistosos dos EUA com a suecia em julho, mas Brasil nada.

augusto disse...

Muito velho e bom sistema esse da escolha do All star.
sobre o gold Pride nao tenho duvida da capacidade da Abily, da Gulbradsen e Sinclair. Tenho duvida da do Montoya e tambem da cumplicidade coletiva delas.
Os sistemas defensivos vão florescer na primeira parte desta
WPS de 2010, voces não acham? Depois, isso muda.

Yasmine disse...

Foi ontem, mas acho que ainda vale: Parabéns, Marcelo! Também espero que o blog ainda dure por um bom tempo. Parabéns pelos posts maravilhosos e pela sua atenção para com todos os visitantes! :D

Mary disse...

Daniel, eu também visito o blog da Ju Cabral, "Diário da Bola". Vai aí o link:
http://jucabralfut.blogspot.com/

Daniel disse...

Rapaz fui no Blog da Ju Cabral a galera descnedo a lenha no Kleiton. Aquele detalhe que falei lá de religião não é segredo pra ninguem , tem panela religiosa sim.
Negócio é mais serio do que pensei.

Izabel disse...

Daniell, tb fiquei impressionada com o teor dos comentários, depois de ler no blog da Ju, mandei até uma msg pra cbf perguntando pq o téc. da seleção não é exclusivo como o do masculino...provavelmente nao vao responder, mas nao custa tentar.

Daniel disse...

Você acha Isabel que a CBF tá preocupada com alguma coisa? Tá nem aí, se brincar Ricardão vira é sócio das tramoias.

Maria disse...

Desculpe, Daniel, só vi há pouco seu pedido. Bom que a Mary já passou. Não coloquei o link quando comentei porque achei que todos conhecessem o blog dela.
É, a coisa vai ficando cada vez mais assustadora conforme acrescentam comentários. O melhor seria que o foco se mantivesse nesse problema que a Izabel colocou: Por que o técnico não é exclusivo como no masculino?... Daria fim a todas essas suspeitas e seria melhor pra seleção.
Espero que dê em alguma coisa. Não custa sonhar.
Vale lembrar que o blog "meninas da bola" tá pegando mais fogo. Foi onde tudo começou, o que linkei aqui no post passado. Pra quem não viu é só clicar no link do blog da Juliana, no Ana Trafic.

Daniel disse...

Eu já coloquei a situação pra um bloguista conhecido da imprensa brasileira. Certa vez ele publicou meu protesto no blog dele.

Daniel disse...

Usar seleção pra aliciar jogadora, PQP, aí degringolou tudo.
E viram que a panelinha religiosa existe mesmo? Pensava que só eu tinha despertado pra isso.

Maria disse...

Se não aproveitar essa oportunidade dificilmente aparecerá outra.
Link da coluna da Lu Castro, que também viu e postou sobre:
http://fanaticosporfutebol.virgula.uol.com.br/?page=colunista_acao&acao=noticia&col=30&nts=536749

Daniel disse...

Tem mais aqui

http://anatrafic10.blogspot.com/2010/03/futebol-feminino-no-brasil-ate-quando.html#comments

Não estamos sós que bom. O pessoal já tá sacando o Kleiton a bem mais tempo que a gente heim. Veja isso. Quem sabe conseguimos despertar pra colocar esse cara pra fora. Eu já queria ele fora antes mesmo de saber tudo isso, agora que quero que ele va embora mesmo.

Izabel disse...

Daniel, eu sei que a cbf não está nem aí, mas eles tb não querem ser incomodados...nem sei se legalmente é permitido o técnico de alguma seleção exercer dois cargos...qto mais gente mandar msg, nos blogs e até msm na cbf, talvez eles resolvam fazer alguma coisa, pra não ter mgs negativas contra eles em véspera de copa...dúvido mto, mas não custa tentar.

Maria disse...

Li isso que o kleiton Lima disse a um jornalista blogueiro:
http://autobola.blogspot.com/2010/03/kleiton-lima-nao-vai-embora.html
Puxa, se foi o Lula que pediu a ele, vai ser difícil derrubar o homem, hein. Moral ele tem.
Achei curioso na entrevista da Bárbara ao FPM que a Renata Costa não conseguiu renovar com o Sunnanã SK da Suécia... Ué, aqui ela chegou e virou titular da seleção.
Não é de se estranhar que Christiane Endler tenha corrido. Nunca que kleiton Lima iria pôr Andréia, sua titular da seleção, na reserva, mesmo sendo inferior.
Vamos aproveitar isso, comentando de forma contestadora. Vocês que têm orkut podem disseminar o assunto.
A Seleção Feminina pertence aos torcedores e não a eles. Quem deixou a band em primeiro lugar, segundo conceituado jornal paulista, em 2007 durante o jogo Brasil x EUA, compra jornais e acompanha como pode tem o direito de reivindicar o melhor pra NOSSA Seleção.

Mary disse...

Daniel, sou evangélica, mas não defendo as atitudes do Kleiton Lima com a nossa seleção. Apenas quis dizer que o fator religioso não é o principal motivo do trabalho ruim que ele vem fazendo na seleção, e, pelos comentários que eu li, as maiores "burradas" dele na seleção estão sendo motivadas por outros fatores "mais importantes" que o religioso.

Mary disse...

Pessoal, aqui vai o link com os horários dos jogos da WPS que passarão no FSC:
http://www.womensprosoccer.com/Home/schedule/2010-tv-schedule

OBS.: dia 28 vai ter a WPS Preview Show e vai ser transmitida pelo FSC, o horário está na lista acima.

Este é o link do FSC com os horários dos jogos ao vivo e das reprises (como eu havia prometido):
http://msn.foxsports.com/foxsoccer/tvschedule?tvTab=shows&accessType=directURL&seriesID=105544

Pra quem não sabe, os jogos que são transmitidos pelo FSC podem ser assistidos através do programa TVUPlayer. É só baixar e instalar.

Marcelo T. disse...

Minhas restrições ao Kleiton Lima se limitam ao fato dele acumular o cargo de treinador da seleção e do Santos (o que dá margem a suspeitas), misturar futebol com religião em suas declarações e ainda não ter dado padrão de jogo à seleção brasileira.
Mas enquanto não apresentarem provas, as outras denúncias feitas nesses blogs não têm muito peso. Por exemplo, os técnicos da seleção masculina sempre são acusados de participação em esquemas quando convocam algum jogador e este é negociado para o exterior em seguida, mas até hoje ninguém comprovou nada. Aliás, detectei uma certa inveja em alguns comentários feitos nesses blogs. Seus autores parecem mais interessados em trocar os integrantes da panelinha do que em propriamente acabar com a panelinha.

Maria, só uma correção: a Renata Costa defendia o Malmö e não o Sunnanå (o texto do FPM é ambíguo ao dar essa informação).

Mary disse...

Concordo plenamente com as suas restrições quanto ao Kleiton Lima, Marcelo. Você escreveu o que eu queria e não soube escrever, rsrs'.
Acho que o que todos nós queremos é uma seleção forte e competitiva, que possa fazer bonito no mundial e ganhar as olimpíadas. Se o Kleiton conseguir fazer isso com a seleção, todos vamos deixar as "questões extra campo" de lado.
Sinceramente espero que ele consiga, porque eu não vejo outra alternativa possível, já que esperar algo da CBF é esperar um milagre.

Izabel disse...

http://www.reol.com.br/noticias/1820
sobre o botucatu

Maria disse...

Valeu pela correção, Marcelo.
É, a discussão perdeu muito do foco. Isso prejudica o que as autoras quiseram por em pauta.
Li essa reportagem do Kleiton Lima:
http://www.gostodeler.com.br/materia/11906/entrevista_com_kleiton_lima_tecnico_de_futebol_feminino.html

Nela ele fala de algumas coisas que foram levantadas atualmente, como sua escolinha e sua carreira. Não sei quando foi realizada, não achei isso, mas percebe-se que foi esse ano.

Legal que isso acontece em Botucatu, Izabel. Mas infelizmente, deve ter visto no blog da Juliana cabral, parece que o SAAD já era.
Abre-se uma porta, fecha-se uma janela.

Daniel disse...

Mary, não acho que o fator religioso seja o que esteja atrapalhando o Kleiton, eu não quero ele na seleção porque pra mim ele mostrou ser um tecnico de capacidade limitada. Agora que essa questão religiosa, formação de panelinha em torno dessa questão está se formando isso parece que está acontecendo, só isso que eu quis dizer. Cada um teha a crença que quiser, só não acho correto é que isso interfira em qualquer ambiente dito profissional.
Por falar em botucatu, cadê a tabela do Paulista. Pow já está em março e nada.
No site da FPF tambem nada, ano passado começou no fim de abril. Não tem nomes das equipes, vai ter campeonato? O que eu sei que o corinthians largou de vez o feminino. Por essas e outras tambem eu não falo de "selesantos", porque como já disse , só o Santos e o Kleiton lima, vamos dá a Cesar o que é de Cesar, colocam o bloco na rua, o resto só fica na conversa, tipo o corinthians.

Mary disse...

PAZ Daniel, concordo plenamente com você. Desculpe-me se pareci um pouco "fervorosa" com a questão religiosa, e desculpa a todos os outros colegas do blog também (o que se escreve, nem sempre é interpretado como queremos).
Fiquei irritada na verdade com a possibilidade do Kleiton está fazendo "panelinha religiosa" na seleção, porque ele não tem esse direito. Como evangélica, uma das principais coisas que aprendi é RESPEITO e AMOR ao próximo, independente de sua raça, cor, classe social ou, principalmente, RELIGIÃO. Se eu quero ser respeitada, eu preciso respeitar.
Não quero que ele continue a frente do comando da seleção, mas como é bem difícil dele sair, torço pra que ele comece a fazer um bom trabalho URGENTE.
Mudando de assunto, no campeonato paulista acabou o Corinthians, mas tem o time feminino do Palmeiras esse ano.

Marcelo T. disse...

Uma boa notícia para quem gosta do futebol de Sonia Bompastor, Camille Abily e companhia: França e Irlanda do Norte jogam pelas eliminatórias da Copa neste sábado às 12h:20 (hora de Brasília).
Se não acontecer nenhuma zebra, a partida poderá ser assistida através deste link.

augusto disse...

Marcelo, li algo que a Inglaterra estaria planejando incrementar seu
feminino, com a federaçao formatando um novo padrao de competiçoes. Com o masculino que eles tem, seria otimo. Voce pode nos acrescentar detalhes?
Isto me chama atn para uma coisa de que me dou conta agora: voces repararam como, tirante a primeira década das alemãs e das pioneiras, o futebol feminino de nivel"A", com os defeitos que tem, JA NASCE glabalizado.
Pois é, o mundo gira e rapido.

Daniel disse...

Por falarem Inglaterra a seleção inglesa venceu a Austria por 3x0 nas eliminatorias europeias para um publico de 3980 pessoas no Loftus Road em Londres.
Agora Londres é uma cidade fanática por futebol que enche até jogo ´Sri Lanka x El salvador no masculino. Tá , esse jogo não enche não , mas Teve um dia há um tempo atrás que hove quatro amistosos na cidade, com Brasil lotando o emirates Stadium num amistos e se não me engano nesse Lotus Road jogava Coreia do Sul x Austrália com campo lotado. Então se o londrino prestigia pra valer Coreia do Sul x Australia, porque um público tão pífio pra ver sua boa seleção feminina? É aquilo que já discutimos varias vezes aqui. Isso me deixa extremamente desesperançoso em relação ao futebol feminino.

http://www.thefa.com/England/womens-seniors/News/match-centre/2010/EnglandAustria/PostMatchReports/HopePowell

Daniel disse...

E a impressão que me passa, que a excessão de Alemanha, quanto mais forte o futebol masculino, mas desprestigiado é o futebol feminino.

Marcelo T. disse...

Augusto, estou meio por fora do assunto. Só li que a tal Super Liga começa em março de 2011, contará com 8 times e terá transmissão da ESPN. Mas nem imagino se será capaz de concorrer com a WPS em termos de atrair as melhores jogadoras do mundo.

Daniel disse...

Sei não heim Marcelo. Inglês é fanático por futebol tá no DNA dele, o futebol feminino na Inglatera é calcado nos clubes de camisa tipo Everton, Chelsea, Arsenal que já tem seus departamentos de Marketing pronto, não é uma coisa que começa do zero como a WPS. Se eles conseguirem fazer aquilo que há tempos já digo que é trazer uma fatia desse publico fanatico por futebol que é o inglês, estará aí uma belissima Liga talvez até melhor que a WPS.
Agora será que a turma vai querer mesmo, vai existir vontade, ou será mais um cala-boca pra ficar bonito com a ala feminina?

Daniel disse...

Só uma informação pra constar.
O Loftus road é o Estádio do Queens Park rangers que está na segunda divisão inglesa , o jogo foi a noite e a capacidade do estadio é de 18.200 pessoas.
Ou seja nujm estádio pequeno a atual vice-campeã europeia, não colocou nem 1/4 de capacidade de publico. Amadorismo ou má vontade?

Mary disse...

No jogo de estréia da Marta pelo Gold Pride contra a equipe da USF, o Pride ganhou de 10-0, mas a Marta não fez gol.
O Pride estava desfalcado da Buehler,da O'Hara,da Barnhart,da Abily e da Gulbrandsen, que estam servindo as seleções de seus países.
Achei que foi um placar expressivo, mesmo sendo contra uma equipe universitária.

Daniel disse...

Marta só estreará Terça feira.

Izabel disse...

Marta jogou nesse jogo, mas jogou no centro, no meio de campo.... as atacantes eram Milbret, Sinclair e Bosio

Daniel disse...

É que eu me enganei, pensei que ela só jogaria terça, confundi Thursday com Tuesday. Tem como a própria pessoa que escreveu um post apaga-lo? Tentei mais não consegui.
Tá rolando eliminatórias europeias. Impressionante como essas equipes da Ex-Iuguslavias são fracas e onde tem u futebol masculino bom. Noruega meteu 14x0 na Macedonia, Bosnia tá perdendo de 4x0 da Romenia em casa, Servia tambem em casa perdendo da Islândia, muito fragil o futebol daquela região.
Daqui a pouco França x Eire.

http://pt.uefa.com/womensworldcup/matches/season=2011/live/day=22/session=1/match=2001073/MatchCenterLight/index.html

Daniel disse...

Essa seleção francesa lembra a leveza do Arsenal masculino, é um um time muito gostoso de ver jogar. Joga muito essa Le Sommer heim. WPS nela.

Marcelo T. disse...

Daniel, a França joga contra a Irlanda do Norte e não o Eire (Irlanda). Terminou o 1º tempo e o placar está 2 a 0, gols de Corinne Franco e Sonia Bompastor, que gastou a bola.

Daniel disse...

Olha aí Marcelo, tua musa francesa, Necib fez gol.
Aliás quem pega as 4 vagas europeias e a repescagem pra vocês?
Pra mim, França, Inglaterra Suécia e vou Apostar na Itália mandando a noruega pra repescagem contra Mexico ou Canadá.

Marcelo T. disse...

Depende muito de como será o cruzamento nos playoffs, mas a princípio acredito em Suécia, Inglaterra, França e Noruega, com a Itália indo pra repescagem.

A Necib meteu uma tinta no cabelo, não ficou legal. Prefiro ela com o cabelo escuro. :D

Anônimo disse...

Só quero dizer que é um grande blog você tem aqui! Eu estive por aí por bastante tempo, mas finalmente decidiu mostrar o meu apreço pelo seu trabalho! Polegares para cima e mantê-lo ir!