sexta-feira, janeiro 8

Momento WTF?!

E eis que surge a primeira negociação capaz de agitar os fãs nesta off-season da WPS. O Los Angeles Sol surpreendeu a todos e aceitou mandar a meia Camille Abily e a 20ª escolha no draft para o FC Gold Pride em troca da meia Tina DiMartino, a 14ª escolha no draft e o direito de negociar com uma defensora estrangeira cuja identidade não foi revelada. Se compararmos a produção de ambas na temporada passada, veremos que a diferença é gritante. Abily terminou com oito gols e uma assistência e DiMartino com nenhum gol e uma assistência. É bom lembrar que esta não foi a primeira vez que o manager do LA Sol provocou estranheza com suas escolhas. A saída da zagueira Allison Falk já deixara alguns com a pulga atrás da orelha. Qual seria a lógica por trás dessas decisões? Algumas hipóteses:
1) Corte de gastos. O salário da Marta consome a maior fatia do orçamento, portanto ela que trate de se virar sozinha.
2) Abrir espaço para a contratação de uma jogadora de impacto.
3) Utilizar as várias escolhas no draft que o time possui para construir um elenco visando o futuro.
A terceira opção parece a mais provável e, na minha opinião, é equivocada. A prioridade deveria ser manter a base e buscar a conquista do campeonato deste ano, afinal quem garante que a WPS ainda estará por aí em 2011? Não que a Abily seja uma fora de série, mas é indiscutível que a francesa desempenhou o seu papel com louvor. Tanto é que a produção do time desabou quando ela ficou ausente nas últimas partidas. E se até jogadoras da seleção americana andaram sendo ofuscadas pela qualidade das estrangeiras, não será uma insensatez apostar em atletas cuja experiência se limita ao futebol universitário e que não passam de incógnitas?
● O Atlanta Beat reforçou seu elenco com mais três jogadoras, a meio-campista japonesa Mami Yamaguchi, a atacante dinamarquesa Johanna Rasmussen e a meio-campista McCall Zerboni, ex-Los Angeles Sol.

23 comentários:

Izabel disse...

maior burrice de todos os tempos!

Mary disse...

Nossa, que estupidez. A Abily foi uma das melhores jogadoras da temporada passada. Nunca a vi jogando antes, mas gostei muito quando vi.
Mas será que ela vai render tanto no Gold Pride quanto ela rendeu no LA Sol ? Afinal em 2009 ela não era tão conhecida e convenhamos que a Marta abria muito espaço na defesa adversária. Agora ela não vai ter jogadoras como a Marta e a Miyama com ela, vamos ver no que vai dar.
O LA Sol sai perdendo de qualquer jeito.
O bom é que parece que esse ano o campeonato vai ser mais equilibrado, com disputas mais emocionantes pela 1ª colocação.

Será que a zagueira pode ser a Érika ? Difícil, mas seria bom.

Izabel disse...

o técnico do Gold Pride é uma bosta... espero que ele não arruine ela como fez com outras jogadoras...

Marcelo T. disse...

Nada de brasileiras. O manager do Sol informou pelo Twitter que chegarão três européias pro elenco. Devem ser a tcheca Scasna pro ataque, a dinamarquesa Sorensen pro meio e essa defensora misteriosa.

Yasmine disse...

O Sol que se vire, eu vou torcer pro Atlanta mesmo... :P
Mas espero que assim o Gold Pride melhore, porque se continuar igual ao ano passado...

Izabel disse...

nossa..estou embasbacada...entrei no site do santos para ver se a camisa da marta tinha abaixado o preço...e vi que não tem mais feminina da marta para vender...só a camisa da cris...que custa uns 90 reais e a camisa masculina da marta e da cris custa 190...mais cara que a do time masculino :o ... muitoooooo caro... tinha lido naquela reportagem que fala sobre o destino do botucatu e de outros clubes, que a vendagem da camisa tinha sido boa, mas não sabia que era tanto!!!! O Santos deve ter lucrado bem com esta passagem da Marta e da Cris pelo Santos...

Juliana Jardim disse...

Izabel, creio que as camisas da Cristiane e da Marta devam ter vendido muito bem, mesmo! Eu mesma acabei aderindo à onda consumista e, pela primeira vez na vida, comprei uma camisa oficial (queria a de ambas, mas optei pela da Cristiane), isso porque nem sou Santista...
É claro que continuo achando que, femininas ou masculinas, os preços das camisas são exorbitantes; mas, especificamente neste caso, acho que comprar as camisas é também um ato de valorização do futebol feminino. Desta vez, por parte da torcida.

E gente, não sei se é ignorância minha, mas algo me intriga: muito se questiona sobre o fato de não haver um calendário bem estruturado pro futebol feminino no BR. Aí, me pergunto: A WPS inicia em abril, termina lá pra setembro (ou antes, não sei) e é só isso?! Eles têm uma única competição no ano?! Tudo bem que é uma liga competitiva, possivelmente a mais competitiva do mundo, coisa que não acontece nos campeonatos nacionais... Mas, é isso mesmo, 1 única competição no ano?!?!?!

Daniel disse...

Julinana,

Lembra quando eu falava na comunidade que o futebol no Brasil é só um pouco mais incipiente do que deveria ser, mas como um todo no mundo inteiro , o futebol feminino é incipiente e semi-amador?
Detalhe hoje pelo menos tem essa competição, até até 2008 que nem tinha? sabe como as campeãs olimpicas sobreviviam? Jogando amistosos. Daqui a pouco vai chegar uma figura aqui chamada JMiron que vai mostrar porque não dá mais pra ficar de coitadismo de que o Brasil é o C_ do mundo e o resto do mundo é o paraiso do futebol feminino. Brasil é perto de C_ do mundo e o resto do mundo não tem nada de paraíso. Tem jogadora nessa WPS aí , campeã olimpica que ganha miseria. Bem vinda ao mundo real.

Izabel disse...

Monica Ocampo assinou com o Atlanta...que está ficando com um timão...só falta a Maurine cair em si e assinar tb... se o treinador do Beat for bom, o time é um forte candidato ao título...

mudando de assunto....será que a Cris não vai assinar com o Red Stars??? não é possível...agora que ela tah jogando mto...ela sair da liga americana e ficar no brasil ou ir pra espanha, onde o futebol é semi...semi...semi-amador....pqp...ela só pode sair de lá se for pra jogar na alemanha...suécia...ou no Lyon da França...fora isso é besteira...

mudando de assunto de novo...hehehehe como vcs acham que vai ficar a escolha das primeiras jogadoras no draft????

Yasmine disse...

Como eu só acompanho a WPS, eu não conheço as outras jogadoras (só a Tobin Heath), então vou chutar pelo que o pessoal do fórum da WPS tá falando:

1. Tobin Heath
2. Lauren Cheney
3. Kelley O'Hara
4. Whitney Engen
5. Casey Nogueira / Ali Riley

Izabel disse...

olha o calendário de amistosos do time da Alemanha para o primeiro semestre de 2010...bem que poderia ter marcado um com o Brasil tb...

17.02.2010 FSP Deutschland - Nordkorea Duisburg
24.02.2010 AC Deutschland - Dänemark
26.02.2010 AC Deutschland - Finnland
01.03.2010 AC Deutschland - China
22.04.2010 FSP Deutschland - Schweden Dresden
22.05.2010 FSP USA - Deutschland

Izabel disse...

quero ver a Alemanha detonar os eua neste amistoso..rs...

estes jogos que estão com AC na frente são jogos da Algarve cup, o resto é amistoso

Marcelo T. disse...

Esse time do Atlanta promete ser um espetáculo do meio pra frente, só tenho minhas dúvidas quanto à defesa.

Conheço apenas as duas primeiras jogadoras, mas imagino que o draft deva começar assim:
1. Tobin Heath - ATL
2. Lauren Cheney - BOS
3. Kelley O'Hara - FCGP
4. Whitney Engen - CHI
5. Casey Nogueira - LA

Izabel disse...

Sharolta Nonen
Tracy Hamm
Leigh Ann Robinson
Allison Whitworth(goleira)

esta Sharolta Nonen jogou no Los Angeles Sol...acho que ela não era ruim... as outras não sei... e a goleira tb não é ruim...
não seria sábio escolher uma defensora boa (Whitney Engen) em vez de escolher a Tobin Health? não acho ela tão grande coisa... ainda mais se a maurine for para o Atlanta...pois o meio de campo está cheio de jogadoras boas... Kate Larkin...Zerboni...Maurine, Mami Yamaguchi...que joga de atacante ou meio de campo...

Izabel disse...

do draft do ano passado....nenhuma das jogadoras fez mto sucesso...as que ficaram mais em evidencia foram a britany bock, Alison Falk, a goleira reserva do athletica (loyden) e a megan rapinoe... o que fez a diferença msm foi a escolha das internacionais..

Marcelo T. disse...

Até faria sentido em termos de montagem do elenco, mas duvido que abram mão da jogadora mais badalada e candidata a estrela do futebol americano para escolher uma zagueira.

Entre as jogadoras do draft passado que apareceram bem, eu incluiria a Brittany Klein do Red Stars.

Marcelo T. disse...

A Copa Bicentenário começa hoje, eis a tabela (horários de Brasília):

13/01 Dinamarca x Japão 17h:45
13/01 Chile x Colômbia 19h:45

15/01 Argentina x Colômbia 18h
15/01 Chile x Japão 20h

19/01 Colômbia x Dinamarca 18h
19/01 Chile x Argentina 20h

21/01 Colômbia x Japão 18h
21/01 Dinamarca x Argentina 20h

23/01 Argentina x Japão 21h
23/01 Chile x Dinamarca 23h

O Canal 13 transmitirá os jogos da seleção chilena.

Marcelo T. disse...

Resultados da 1ª rodada:
Japão 1-0 Dinamarca (gol de Mami Yamaguchi)
Chile 1-1 Colômbia

Alguém mais assistiu o jogo? Enquanto as chilenas se empenham muito, as colombianas tocam melhor a bola, mas ambas as equipes são bem fracas. Boa atuação da Christiane Endler, salvou o Chile da derrota com uma defesaça no finalzinho do jogo.

Yasmine disse...

Não consegui assistir... ;/
Pra quem quiser ver os gols:
http://deportes.13.cl/noticias/futbol/2533.htm

Izabel disse...

boas novas....provavelmente cristiane retornará para o red stars....


Chicago Red Stars coach Emma Hayes can't wait for Friday.

"Friday could be a good day or it could be a great day," Hayes said of the second Women's Professional Soccer draft.

Hayes knows who she wants with the fourth pick, and "I have a sneaky feeling they're going to end up in Chicago."

She also hopes Brazilian forward Cristiane returns to Chicago for a second season rather than going to another WPS team. Cristiane led the Red Stars with 7 goals last season, but she is out of contract.

"We still continue to work hard on signing Cristiane, and if that's decided before the draft it may change our decision," Hayes said of Cristiane's contract talks. "I think there will be some closure with her by the end of the week."

Most mock drafts have the Red Stars taking a North Carolina player, either defender Whitney Engen or forward Casey Noguiera. Hayes indicated a third player is possible also.

Hayes has retooled the Red Stars roster after a disappointing inaugural season. Midfielder Carli Lloyd is gone. Katie Chapman is coming here from England to replace Lloyd.

"She's always been the mainstay of the team I coached in England," Hayes said, "and I think she will be here. She's very underrated for what she does."

Oswego native Julianne Sitch will play for the Red Stars this season after spending last year with Sky Blue FC, and Hayes plans a utility role for Sitch.

Kate Markgraf returns from maternity leave to anchor the back line.

"She was sorely missed last year, and it feels like a new signing for us," Hayes said.

The Red Stars also signed Swedish forward Kosovare Asilani.

Marcelo T. disse...

A renovação da Cristiane com o Red Stars já foi anunciada, Izabel. A outra novidade do dia foi a contratação da Renata Costa pelo Santos.

Daniel disse...

aLGUEM TÁ ACOMPANHANDO O DRAFT VIA TWITTER?

Anônimo disse...

essa ida da Renata Costa ao Santos é sensacional!