sexta-feira, janeiro 15

Classe de 2010

O draft das jogadoras universitárias foi realizado nesta sexta e, conforme o esperado, nenhuma grande surpresa apareceu nas primeiras posições.

Primeira Rodada
1. Atlanta Beat – Tobin Heath (meia)
2. Boston Breakers - Lauren Cheney (atacante)
3. FC Gold Pride – Kelley O’Hara (atacante)
4. Chicago Red Stars – Whitney Engen (defensora)
5. Los Angeles Sol - Nikki Washington (atacante)
6. Sky Blue FC – Brittany Taylor (defensora)
7. Washington Freedom – Nikki Marshall (defensora/atacante)
8. Los Angeles Sol - Casey Nogueira (atacante)
9. Los Angeles Sol – Kiersten Dallstream (atacante)
10. FC Gold Pride - Ali Riley (defensora)
11. Boston Breakers - Alyssa Naeher (goleira)

Segunda Rodada
12. FC Gold Pride - Becky Edwards (defensora/meia)
13. Philadelphia Independence – Malorie Rutledge (meia)
14. Los Angeles Sol - Michelle Enyeart (atacante)
15. Chicago Red Stars – Jessica McDonald (atacante)
16. Boston Breakers – Jordan Angeli (defensora)
17. Saint Louis Athletica - Kristina Larsen (atacante)
18. Washington Freedom – Carly Dobratz (meia)
19. Saint Louis Athletica – Ashlyn Harris (goleira)
20. FC Gold Pride - Kaley Fountain (defensora/atacante)

Se alguém tiver interesse em saber o restante das jogadoras escolhidas basta clicar aqui. A título de curiosidade, busquei a escalação da seleção americana sub-20 que enfrentou o Brasil na final do Pan 2007. Em negrito o único nome que não surgiu neste draft: Alyssa Naeher, Brittany Taylor, Nikki Marshall, Lauren Wilmoth (Michelle Enyeart), Kaley Fountain, Kylie Wright, Becky Edwards, Tobin Heath, Casey Nogueira, Kelley O'Hara, Lauren Cheney.
● Novela encerrada, a atacante brasileira Cristiane finalmente renovou com o Chicago Red Stars. Além disso, o Red Stars mandou a atacante Lindsay Tarpley para o Saint Louis Athletica em troca da goleira Jillian Loyden, que chega para ocupar o lugar da sueca Caroline Jonsson.
● Pela 2ª rodada da Copa Bicentenário, Argentina e Colômbia ficaram no empate sem gols. Chile e Japão também empataram, só que por 1 a 1. A equipe oriental tocou bem a bola e dominou o jogo, mas continua sofrendo com um problema crônico: não tem poder de definição. O nome da partida, pra variar, foi a goleira Christiane Endler, que teve sua atuação cantada em verso e prosa pelo narrador da tv chilena. Além das costumeiras defesas de almanaque, ela ainda pegou um pênalti cobrado por Aya Miyama. Restam as seguintes partidas na competição (lembrando que o Canal 13 exibe online os jogos do Chile):
19/01 Colômbia x Dinamarca 18h
19/01 Chile x Argentina 20h
21/01 Colômbia x Japão 18h
21/01 Dinamarca x Argentina 20h
23/01 Argentina x Japão 18h
23/01 Chile x Dinamarca 20h

45 comentários:

JMiron disse...

Essa troca do Red Stars for muito estranha...'se livrar' da Tarpley para pegar uma goleira meia boca (se fosse a Solo, Angerer - que não joga na WPS por ser alemã - até mesmo a Bárbara) eu acharia normal, mas... é tão esquisito quanto Abily/Dimartino.
Mas isto vai ser bom (estas trocas) porque o campeonato teoricamente pode ser mais homogêneo, apesar do Sol ter pego a Nogueira que para mim é melhor que a Cheney e pau-apau com a Heath.

Marcelo T. disse...

A explicação para essas trocas parece residir no fato dos times estarem apertando o cinto. Agora mesmo foi divulgado que o LA Sol está às voltas com uma mudança de proprietários e que o técnico Abner Rogers foi dispensado.

Vídeo com os gols de Chile e Japão: http://deportes.13.cl/noticias/futbol/2551.htm

Izabel disse...

achei a troca mto boa... a Loyden é uma ótima goleira...fez boa atuação na wps e na liga australiana...não sei se ela é melhor que a hope solo ou a angerer, mas melhor do que a Barbara acho que ela é... e o red stars estava precisando de uma goleira com a saída da goleira sueca...além disso a Tarpley não é lá estas coisas como jogadora...
não tem nem comparação com a troca da Abily com a DiMartino...que pelo jeito foi para conteção de gastos...com a venda do La Sol...
mudando de assunto...achei mto boa a saída do Abner Rogers...acho que o Naimo vai ser um melhor técnico para o time.

o que vcs acharam dos novos uniformes??? gostei mto do novo uniforme do La Sol!!!

Juliana Jardim disse...

Ainda não vi os novos uniformes...Darei uma olhada!
Não vou comentar as trocas porque não conheço as jogadoras em questão, então não há o que opinar. A única coisa que posso dizer é que é um alívio saber que a Critiane fica na WPS!

...Marcelo, os jogos também serão transmitidos pelo site da WPS? Tô triste, não terei mais TV a cabo, portanto, nada de ESPN pra mim...
É a vida! Acompanharei aqui pelo blog, ao menos!

Marcelo T. disse...

Achei que Sol e Freedom melhoraram em relação à temporada passada, mas o uniforme do Red Stars segue sendo o mais bonito disparado. Os demais têm uma aparência muito simples com aquelas cores chapadas. Já o Atlanta Beat levou a pior, suas camisas parecem tubos de mostarda e ketchup.

Juliana, os jogos costumavam passar no site da WPS ou no Justin.tv e outros do gênero. Vamos ver o que acontece este ano.

Izabel disse...

já está certo que a espn vai transmitir os jogos???? bem que a band podia transmitir a temporada...

Yasmine disse...

Já o Atlanta Beat levou a pior, suas camisas parecem tubos de mostarda e ketchup. [2]

Credo, o que é aquilo? Logo agora que eu tava querendo comprar uma camisa da Heath ou da Maurine (se ela for)...

E por que a Casey Nogueira tinha que ir pro Sol??? É a treva.

Marcelo T. disse...

Izabel, não faço a menor idéia. WPS na tv aberta? Duvido muito. Se o Sportv entrasse no lugar da ESPN já ficaria satisfeito.

Yasmine, não caiu a ficha por aqui. Você queria a Nogueira no Atlanta?

Yasmine disse...

Bem que eu gostaria, Marcelo, mas acho que o Atlanta não precisa de MAIS uma jogadora ofensiva.
O problema é que eu vou com a cara da Nogueira, mas não vou com a cara do LA...Ano passado foi aquele time que eu sempre torci contra. :P

JMiron disse...

achei a troca mto boa... a Loyden é uma ótima goleira...fez boa atuação na wps e na liga australiana...não sei se ela é melhor que a hope solo ou a angerer, mas melhor do que a Barbara acho que ela é... e o red stars estava precisando de uma goleira com a saída da goleira sueca...além disso a Tarpley não é lá estas coisas como jogadora...
não tem nem comparação com a troca da Abily com a DiMartino...que pelo jeito foi para conteção de gastos...com a venda do La Sol...


Ai eu parei...eu trocaria a perna esquerda da Tarpley pela Loyden..ai eu toparia a troca. A Tarpley jogou muito bem as 3 finais que ela ganhou (mundial sub19, olimpiadas 2004 e 2008). Eu a acompanho desde 2002 e sei do que ela pode jogar.

Quanto a troca Abily/Dimartino eu não faria...agora eu não afirmo que Abily, Bompastor e outras que se destacaram na WPS são boas jogadoras...podem ter tido anos bons, mas afirmar quem é boa jogadora baseado em um ano - a não ser as que eu vejo há um certo tempo: Solo, Marta, Christiane - é ter bola de cristal...coisa que eu não tenho.

Isso acontece no futebol masculino...o cara surge, arrebenta num campeonato e depois nada. Quando o São Paulo foi campeão da copa SP em 2000, o Kaka era reserva do time e o cara que jogava no lugar dele...????

A Abily É uma boa jogadora?
Não sei. Ela teve uma boa temporada, agora afirmar que ela é BOA, ai não sei.

Se tivesse uma troca entre Tarpley, Myiama, Bompastor e Abily hoje eu pegaria a Tarpley sem pensar. Que estas outras 3 (Abily, Myiama, Bompastor) podem mostrar SER melhores do que a primeira com o passar do tempo?! SEM DUVIDA. Mas só o tempo vai mostrar.

Pra mim esta temporada da WPS ou qualquer competição por si só (EURO, Copa, Olimpiadas) não mostra nada. A jogadora só mostra SER melhor que outra com o tempo. Ela pode até estar melhor, ter jogado melhor num campeonato, mas o SER com poucos meses não tem valor.

Mary disse...

Juliana, tenho uma ótima dica pra você assistir os jogos da WPS ao vivo.
Tem um programa chamado TVUPlayer, é só procurar no google, baixar e instalar (é pequeno). Por ele dá pra assistir todos os jogos da WPS transmitidos pelo FSC (são esses jogos que são reprisados pela ESPN).
Eu assisti os jogos do final da temporada 2009 por esse programa, incluindo o All Star Game. Foi uma pena eu só ter encontrado ele no final da temporada, mas agora vou aproveitar bastante, rsrs'. Ah, o sinal da transmição dos jogos no TVU é melhor do que no site da WPS.
Quando estiver perto do campeonato começar e estiver definida a programação, eu coloco o link do FSC aqui, e aí é só você acessar que você vai saber a programação dos jogos da WPS no FSC e vai poder assistir ao vivo no TVU, além disso tem os horários que o FSC reprisa os jogos, se por acaso, você perder a hora do jogo.
O FSC no TVU está no canal 21500.

Mudando de assunto, o unirofrme do Atlanta é uniforme de arbitro, e o do Philadelphia é de goleiro (parece a camisa do Júlio César na seleção).

Juliana Jardim disse...

Mary, muito obrigada pela dica! Vou baixar esse programa sim!! Valeu!!! =)

Sobre os uniformes: eu adorei os comentários da Mary! hahaha! E achei que o uniforme antigo do SOL era mais bonito...

Daniel disse...

Vamos lá,

Até agora não entendia essa troca da Abilly pra di martino. Até pode ser que o JMiron tem razão de que a Abily pode ser jogadora de temporada, mas ade toda forma tinha algum entrosamente com o grupo e quando foi pra euro o sol despencou na qualidade do passe. A Di Martino ainda que encontre a boa forma que não demonstrou temporada passada, se isso acontecer ela ainda terá que superar a questão do entrosamento. Ruim pra todo mundo essa troca.
Em compensação veio a Nogueira(ela é de familia brasileira? tem a mó cara de brasuca), que pode dá uma dinamica interessante com a Marta. Por falar me Draft, porque o Independence só entrou na segunda rodada do Draft? Azar de sorteio ou algum acordo? Aliás uma gracinhas as calouras, todas típicas teens americanas. Pensei ter um draft a mais pra estrangeiras, só teve pra o atlanta e para o independence , não foi.
Agora o uniforme continuo com a mesmíssima opinião, continuam dando uniforme de homem pra mulherada jogar. E até uma surpresa, porque a Puma é tão "ousadas" com camarões, as seleções africanas que ela veste , botando os negões no baby look e pra mulherada continuam dando "camisolão" e "bermudão".

JMiron disse...

http://www.youtube.com/watch?v=-SP8TTdRuZQ

Marcelo T. disse...

Bom, eu já tinha visto Bompastor e Miyama jogarem algumas vezes e a temporada delas na WPS só confirmou a boa impressão inicial. A única completa desconhecida pra mim era a Abily. A Tarpley tem facilidade para finalizar e costuma atuar bem na arrumadinha seleção americana, mas seu futebol não chega a me empolgar.

Como o pai da Nogueira é moçambicano, ela deve ter origem portuguesa.
O Independence trocou suas escolhas na 1ª rodada do draft por Amy Rodriguez, Allison Falk e Val Henderson.

Daniel disse...

Venho aqui indicar um blog muito bom sugeriria ao Marcelo fazer uma parceria com eles.
http://www.midiasemmedia.com.br/futebol/futebolfeminino/index.1.html

A editora do blog é essa guria aqui

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6355913732345708093

Já indiquei este blog a ela, é importante se criar essa rede de injformação sobre fut feminino, já que a informação na grande mídia ou midia "convencional" é muito precária.
Agora mudando de assunto estou assistindo os ultimos 20 minutos de Chile x Argentina e vou lhes contar, WPS PRA ENDLER JÁ!!!
A mina se não se perder pode virar uma lenda viu. Ela em cinco munutos vi fazer dois milagres.

Marcelo T. disse...

3ª rodada da Copa Bicentenário:
Colômbia 2-2 Dinamarca
Chile 0-0 Argentina

Correndo o risco de ser repetitivo, sou forçado a dizer que assisti mais uma atuação espetacular da Christiane Endler. A Argentina sufocou o 2º tempo inteiro e a obrigou a praticar defesas de tudo que é jeito. É incrível a diferença que uma grande goleira faz no futebol feminino. Se escalasse uma arqueira comum, o Chile teria amargado três derrotas na competição.
E o melhor de tudo, após o jogo ela foi entrevistada e confirmou que deve jogar no Santos. \o/

Daniel disse...

Olhando direitinho os resultado de seleções por aí, outro dia a China que veio por aqui , com aquele timinho feio, ganhou da Noruega num amistoso aí na europa e essa noruega empatou com a inglaterra dias depois.
Pensei que Dinamarca e Japão iria deitar e rolar nesse torneio e nada. É até que não tamos tão ruim assim não.
Agora se a Endler vim pra o santos nem precisa de Marta e Cris. Com Endler no gol pode vim Grings, Kai o que for que não passa nada, hehehe

Marcelo T. disse...

Sobre o site MSM, eu já tinha visto, tem um conteúdo bem legal. Depois eu coloco um link.

Os vídeos com os jogos completos da Copa Bicentenário podem ser vistos aqui: http://todo13.13.cl/busqueda.htm?q=futbol%20femenino&search_type=tags

Izabel disse...

o Sol anunciou quem é a terceira jogadora que eles vão contratar...o nome dela é Julie Rydahl Bukh ( Dinamarca)...joga na defesa....

Marcelo T. disse...

É, o curioso é que ela atua realmente como meio-campista, no entanto está sendo tratada como defensora. Vai entender...

Izabel disse...

tb percebi isto.... ela deve ser uma jogadora tipo a Maunire, Érika e Britany Bock...que joga em qualquer posição...

Marcelo T. disse...

4ª rodada da Copa Bicentenário:
Japão 4-2 Colômbia
Dinamarca 1-0 Argentina

Marcelo T. disse...

Última rodada:
Japão 3-0 Argentina
Chile 1-2 Dinamarca

Deu a lógica, as japonesas ficaram com a taça. A Endler não foi tão bem desta vez e acabou bobeando num gol de falta das dinamarquesas, mas ela tem crédito e com 18 anos ainda pode evoluir bastante na posição.

Mary disse...

Eu não pude acompanhar o campeonato, mas Marcelo a Miyama fez um gol em fim?

A Endler vai se tornar a melhor goleira do mundo daqui a alguns anos (se continuar evoluindo assim), mas é uma pena que a seleção chilena não esteja a altura da grande goleira que tem.

Passeando pela internet encontrei, por acaso, o blog da jogadora Juliana Cabral, ex-zagueira e capitã da seleção brasileira medalha de prata em Athenas. No blog ela fala sobre o sul-americano sub-17 que está sendo realizado entre os dias 13/01 e 11/02 de 2010 em São Paulo. Você tem alguma informação desse sul-americano Marcelo?

O blog da Juliana é o "Diário da Bola", vai aí o link pra quem quiser dar uma olhada: http://jucabralfut.blogspot.com/

Achei muito legal.

Marcelo T. disse...

Mary, ainda não foi desta vez que a Miyama marcou um gol. Ela deve ter economizado pra próxima temporada da WPS.

Esse Sul-Americano sub-17 já sofreu dois adiamentos, agora está programado para começar no dia 28. Não sei se algum canal vai transmitir.

A Endler fala sobre a transferência pro Santos nessa entrevista: www.lacuarta.com/noticias/deportiva/2010/01/64-70220-9-en-la-psu--me-fue-mejor-de-lo-que-yo-pense.shtml

Mary disse...

Espero mesmo que a Miyama tenha gardado os gols pra WPS, ela joga muito, mas não tem conseguido fazer gol de jeito nenhum, nem de penalti. O Sol vai precisar dos gols dela, porque o time não pode ficar dependente dos gols de uma só jogadora (Marta), quanto mais jogadoras fizerem gols, melhor. Além disso, me parece que o Atlanta montou um bom time, o que promete grandes emoções pra temporada 2010 da WPS (que assim seja).

Seria muito bom se o sul-americano sub-17 fosse transmitido pela TV , assim poderiamos ter uma noção do futuro do futebol feminino sul-americano e da nossa seleção.
Mas, o que eu queria saber mesmo é quando vai acontecer o sul-americano classificatório pra Copa de 2011 na Alemanha, afinal, o Brasil ainda não está classificado pra essa Copa.

É muito bom saber que a Endler virá jogar no Santos. Teremos uma ótima goleira defendo a equipe brasileira no mundial, e será uma ótima experiencia pra ela enfrentar outras grandes atacantes do futebol feminino mundial, já que ela já enfrentou Marta e Cristiane, mas dessa vez, provavelmente, estarão defendendo a mesma equipe.

Daniel disse...

Acabei de receber a informação que a Rede TV irá transmitir o sulamericano sub-17, domingo já tem jogo do Brasil contra a Bolivia as 16 horas.

Marcelo T. disse...

Boa notícia. A Rede TV transmitindo futebol feminino é novidade, devem ter visto o bom resultado que a Band obteve e decidiram imitar.

Mary disse...

ÓTIMA NOTÍCIA ! Espero que gostem do resultado e continuem "imitando" a BAND.
Obrigada pela informação Daniel.

Izabel disse...

notícias mto, mto ruins para os fãs do Sol :http://www.setpieceanalysts.com/20100128/breaking-news-los-angeles-sol-cease-operations/

Daniel disse...

Mas já? Não deu nem um ano já querem largar a franquia? Tá aí o fut feminino que a massa incauta acha que lá fora é "o paraiso". A coisa não evolui, tem que ser repensado esse esporte enquanto produto.

Daniel disse...

Mas confirmado isso, como é que fica, todo mundo na rua? A marta tem um seguro pra receber se não me engano, isso foi uma das clausulas contratuais dela pra sair do Umea. Mas e aí voltar pra o Umea? Se o projeto do Santos for pra valer tá aí a oportunidade.

Daniel disse...

E as gurias que foram draftadas pelo Sol? Tudo bem elas podem até serem resarcidas financeiramente, mas elas tinham planos de jogarem no seu país. Vão jogar lá fora? E se não as quiserem vão ficar paradas? Como é que elas ficam?
Na verdade se for confirmada mesmo essa extinção do sol , mostra que como tava sem rumo a empresa, porque chegaram a trocar uma atleta por outra no caso da abily pela Di Martino. chegou a participar do Draft.
A impressão que passa é que foi de uma hora pra outra os acionistas chegaram e disseram: "fecha essa bagaça que não quero mais não". O que gera realmente uma má impressão

Izabel disse...

eu li em um artigo que eles vão espalhar as jogadoras entre os times... e parece que a Marta vai pro time que pagar mais para ter ela...

Marcelo T. disse...

Já era sabido que o LA Sol deu prejuízo e que os proprietários queriam passar o mico adiante. Pelo jeito a tentativa de vender a franquia não foi bem sucedida, então a solução é encerrar as atividades. Lembro que no começo foi especulado que a Marta ganharia US$ 1,5 milhão por um contrato de três anos, se for verdade só podia dar nisso mesmo. É loucura achar que futebol feminino dê retorno suficiente para pagar salários milionários. O Umea quase fechou as portas, nem em sonho o time sueco tem condições de arcar com a Marta novamente.
Só espero que o Chicago Red Stars não tenha feito nenhuma loucura para renovar com a Cristiane.

Dizem que na próxima quinta acontecerá um draft para dividir o "espólio" do Sol entre os outros oito times. São 18 vagas a menos na liga, o que tornará a briga por um contrato mais acirrada. Só não sei como ficam as estrangeiras, pois acredito que a maioria dos times já preencheu o limite de cinco vagas.

Daniel disse...

Pelo que eu entendi no site da WPS, a Marta e a box tem contratos "multi- anos" e assim sendo isso já deve tá assegurado em ter seus contratos quitados. E pelo que vi inclusive Marta vai está nesse "draft" especial e advinhe quem é o primeio desse Draft? O Atlanta, se for usar do poder a lógica será que a Marta irá ao Atlanta. PQP, que maquina tá formando o Atlanta.

Marcelo T. disse...

Sinceramente, se eu fosse o técnico do Atlanta escolheria Shannon Boxx, Brittany Bock ou Stephanie Cox. O time precisa de reforços na defesa, o setor ofensivo já possui várias opções (sem falar no impacto que a Marta causaria na folha salarial).

Daniel disse...

Marcelo, mas não será o Atlanta que irá pagar o salário da Marta e sim o seguro estabelecido no contrato que ela assinou com o sol de caso a franquia encerrasse antes do contrato ela teria garantido o valor estabelecido.

Daniel disse...

Se bem que o empresário da Martya é o mesmo do R9, tolo ele não é e com certeza, mesmo tendo a grana garantida ele vai querer lucrar mais , ora se não.

Mary disse...

Ah, agora acho que dá pra entender porque a Maurine ainda não foi pro Atlanta, estão esperando a Marta.

Poxa, mas que confusão isso tudo hein, estou muito surpresa com o que está acontecendo. E a Miyama, vai parar aonde?
Que tristeza, vou ter que mudar de time nessa temporada. Se continuar nesses passos não teremos temporada 2011 da WPS. :(

Yasmine disse...

Caramba...imagino como devem estar as jogadoras numa hora dessa.
Tudo bem que eu não torcia pro Sol, mas isso é muito triste. Em pleno segundo ano de temporada, o time de maior destaque encerra as atividades...é um mico mesmo. Espero que isso aí não gere um efeito dominó... :/
Mas, sinceramente, essa urucubaca que jogaram na Marta é forte mesmo, hein? Joguem um sal grosso nessa cidadã, peloamorde. Tá, é 4 vezes melhor do mundo, mas a palavra TIME parece que não tem química com ela. Que coisa...
Vou ligar agora pro técnico do Atlanta pra ele deixá-la bem longe de lá. :P

Izabel disse...

se a Marta for pro Atlanta... o time vai ficar com o ataque mto parecido com o que era qdo a Marta jogava no Umea... com Ramona Bachmann, Marta e Mami Yamaguchi, mas espero que a Marta vá jogar no Red Stars junto da Cris...estou triste....o time que eu mais gostava era o Sol...

Izabel disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1468824-9842,00-TIME+DE+MARTA+NOS+EUA+ENCERRA+SUAS+ATIVIDADES+E+ELENCO+SERA+RATEADO.html

augusto disse...

A mary esta de momento pessimista e
Izabel, todos preocupadose o salario de Marta foi ventilado.Queremos todos torcer pra uma equipe numa grande Liga.
Porem pelo que eu soube ano passado, a alagoana ganharia os 1.5 mi por tres anos, meio milhao/ano mas metade era de responsabilidade direta da Puma. E a Puma foi o unico grande patrocinador global da WPS, e pela razao ke já antes tinha interesses ligados a Marta.
E condicionou seu patrocinio na WPS
(10,0 milhoes USD) a contrataçao da superstar pela SOL (isso deve ter sido um contrato á parte) Se tudo isso for real e se a empresa da Sol pulou fora como o fez, ou a PUMA continua seu patrocinio á Liga ou nao... caso sim, podemos tirar nossas conclusões.