domingo, janeiro 3

Ano novo, post novo

O draft para as jogadoras que atuam no futebol universitário ocorrerá no próximo dia 15. O Atlanta Beat possui a primeira escolha e a meio-campista Tobin Heath é a mais cotada para liderar a fila (resta saber se ela repetirá o fiasco da Amy Rodriguez). A temporada 2010 da WPS começa em 10 de abril.
● O Washington Freedom anunciou a contratação da atacante norueguesa Lene Mykjaland. Como Erin McLeod, Sonia Bompastor, Homare Sawa e Lisa De Vanna devem continuar, o limite de cinco estrangeiras foi alcançado. Daí conclui-se que a francesa Louisa Necib refugou novamente diante da possibilidade de atuar nos EUA e preferiu seguir defendendo as cores do Lyon.
● O Atlanta Beat chegou a um acordo com sua primeira estrangeira, a atacante suíça Ramona Bachmann.
● De 13 a 23 de janeiro, será disputada no Chile a Copa Bicentenário. Além da equipe local, o torneio contará com a participação das seleções da Argentina, Colômbia, Dinamarca e Japão. A seleção japonesa vai com força máxima, incluindo Aya Miyama, Homare Sawa, Mami Yamaguchi e Shinobu Ohno (que deve reforçar o Boston Breakers). Agora a boa notícia: existe um rumor de que os jogos serão exibidos pelo Canal 13, do Chile, cuja programação também é transmitida online.

31 comentários:

Daniel disse...

E aí o ano será mais ou menos movimentado que o que passou?
Esse talvez seja o ano da colheita. Será o ano em que se mostrará se a geração Marta e cris renderá bons frutos e veremos isso nos mundiais sub-17 e sub-20.Dessa vez ponho mais fé no sub-17.
Quanto a seleção, será que teremos um ano movimentado como foi o que passou? Bem mais um ano que não participarão da algarve CUP e sei lá, será que o pessoal da Sport Promotion vai promover mais algum torneio?
E a WPS, quem vem forte? Pelo que eu já li parece que tem dois times se movimentando bastante é o Sky Blue e o Red Stars. Dos dois novatos se foram confirmadas as estrangeiras ponho uma certa fé no Atlanta.

JMiron disse...

Eu não sei não...acho que o Brasil vai patinar de novo nos mundiais - ambos - não vejo nada de especial para o time ter alguma chance de ganhar estes torneios (tomara que eu quebre a cara, mas...)

Eu tenho uma teoria de muito tempo sobre o futebol feminino daqui:

Era bem mais ou menos antes da era Marta (Marta, Daniela, Christiane principalmente ajudaram a mudar isto) e se nada importante acontecer, vai voltar a ser bem mais ou menos depois delas. Espero que alguém faça algo para que isso mude, porque capacidade para ganhar um torneio de grande porte...não este do ano passado ou o pan contra o sub20 dos EUA...elas têm, agora se algo não for feito ai vai ser a mesma choradeira, tupiniquismos e coitadismos de sempre.

Não estou muito por dentro da WPS. Vou esperar quando faltar pouco tempo para me informar,até porque estou sem tempo pra nada, mas espero que seja mais uniforme a disputa este ano, sem um time tomando a frente desde o inicio como o Sol ano passado...e como seria bom ver as alemãs e algumas norte-coreanas na WPS, mas infelizmente não é possível.

Eu não acho que a Amy Rodriguez foi um fiasco não, Marcelo. Pra mim ela é isto mesmo...corre muito - e não é uma corrida atoa, inutil. Ela corre sempre com perigo ao ataque adversário - mas não sabe chutar ao gol. Eu acho que ela jogou dentro da sua normalidade.

Espero ver a Alex Morgan na WPS...além de ter qualidades faciais digamos assim..ahahah... que me agradam, igual a Solo, Tarpley, Osborne, ela joga muito. Foi uma das melhores no sub20 em 2008 no Chile e os números universitários dela são muito bons...agora na WPS o buraco é mais embaixo.

Daniel disse...

JMiron,

Tem uma guria do sub-17 , Beatriz Zanerato, a moleca é diferenciada viu. É um diamente bruto, tem um dominino de bola e uma visão de jogo rara, uma camisa 10 nata, cerebral.
Tomara que não mascare , não seja atraida pra famigerada boleragih que tambem impregna o futebol feminino , onde se valoriza mais a firula que o jogo competitivo.
Essa mina tem tudo pra ser o que os ingleses chamam de World Class.Vale a pena observa-la.

Mary disse...

Se o Kleitom Lima fizer um estágio com o Felipão ou com o Dunga, ele resolve o problema da seleção. Talento e habilidade as meninas têm, isso não se discute, mas precisam de disciplina, organização e objetividade em campo, isso é o que ganha campeonato.

A Marta (como ícone que se tornou no futebol feminino) tem levantado a bandeira da copa de 2015 aqui no Brasil, aproveitando a estrutura de 2014. Isso seria muito legal.
A FIFA divulgou que nessa copa o número de seleções vai mudar de 16 pra 24 seleções participantes.
Vamos torcer para que CBF entre nessa onda.

Marcelo T. disse...

Sobre as equipes de base, é complicado opinar sem saber direito o que elas podem apresentar. Do sub-17 só conheço a Beatriz e a Thais. E o sub-20 parece bom no papel, conta com Leah, Alanna, Ketlen e talvez a própria Beatriz.

Como é ano de Copa do Mundo, imagino que a seleção feminina fique jogada pra escanteio.

Na WPS, o Sky Blue parece ser o mais forte e o Gold Pride o saco de pancadas.

Pra quem foi a primeira escolhida no draft, a Amy Rodriguez decepcionou sim. É notório que ela não sabe finalizar, mas nem a correria dela serviu pra alguma coisa. Tanto é que foi barrada do time nos últimos jogos do Boston (que lutava pela classificação).
Acho que Alex Morgan só no draft de 2011.

Tenho a impressão de que a Marta está delirando. O Chile já se candidatou a sediar a Copa de 2015 e recebeu o apoio dos integrantes da Conmebol.

Juliana Jardim disse...

Parabéns pelo blog, Marcelo! É realmente muito legal!

A WPS começará só em abril, então? Mas quando as equipes deverão se reapresentar e começar os treinamentos, vc sabe? Eu queria mto ver um melhor desempenho do Chicago Red Stars esse ano... Vi apenas trechos de jogos no Youtube, e não sei se estou enganada, mas tive a sensação de que as parceiras da Cristiane não estão a altura dela... Estou enganada?

Tb queria entender melhor como funciona esse lance dos "drafts". Por exemplo, se o Los Angeles Sol quisesse comprar a Cristiane, eles não poderiam?

Abraço!

Mary disse...

Eu não sabia dessa do Chile, só vi a reportagem da Marta falando que queria que a Copa de 2015 fosse aqui. Mas se o Brasil entrasse na disputa de sediar essa Copa, levaria mole mole, o problema é a CBF querer (hoje isso é quase impossível).
Mas acredito que viveremos para assistir uma Copa do Mundo de futebol feminino aqui no Brasil, e com a nossa seleção se sagrando campeã.

Não acho que a Cris estava mal acompanhada não. A Tarpley, a Carney e a Rapinoe são boas jogadoras, gostei delas. O Red Stars teve mais problemas no sitema defensivo, apesar disso, achei a Caroline Jonsson uma boa goleira. Acredito que vão se sair melhor nessa temporada.

Quanto ao LA Sol contratar a Cris (eu já tinha cantado essa bola aqui no blog), acho pouco provável, pois me parece que a preferência dela é o Red Stars, e como o Marcelo disse, a folha salarial do LA Sol ficaria muito alta com Abily, Miyama, Marta, Cristiane ...
Acho uma pena, porque queria ver a Marta e a Cris atuando juntas em uma equipe da WPS.

Marcelo T. disse...

Obrigado, Juliana. Sinta-se à vontade para comentar sempre.

Ainda não tem uma data certa, mas imagino que a pré-temporada deva começar lá para meados de março.
No papel, o Chicago era considerado um dos favoritos ao título, mas a defesa era um queijo suíço e as principais jogadoras não renderam o esperado. Incluindo a própria Cristiane, que demorou muito a entrar em forma e teve altos e baixos.

Então, no draft todas as equipes se alternam na escolha de novas jogadoras e o objetivo é garantir o equilíbrio de forças. Por exemplo, a Cristiane foi escolhida pelo Chicago no draft internacional que ocorreu no final de 2008. Como assinou por apenas um ano, no momento ela está livre para acertar com qualquer time. O LA Sol até poderia contratá-la, mas não sei se o orçamento permitiria.

Izabel disse...

se o mundial de clubes acontecer em março, por umas duas semanas... e se o Los Angeles Sol tivesse a Marta e a Cristiane e emprestasse as duas ao santos durante o mundial...seria possível pagar a Cristiane, pelo menos por um ano...pq creio que o valor do empréstimo das duas seria alto e a Cristiane deve receber bem menos do que a Marta...e acredito que perder as duas por uns dois jogos...sendo que eu acho que o Los Angeles não joga na primeira semana... não seria ruim... até pq o Los Angeles saiu ganhando todas e perdeu o campeonato no final... e o Sky Blue perdeu mtos jogos durante o campeonato e no final saiu vencedor... ( Por isto não concordo com o sistema deste campeonato...acho injusto)...
mas isto são mtos "se"...

Izabel disse...

http://fanaticosporfutebol.virgula.uol.com.br/?page=colunista_acao&acao=noticia&col=30&nts=525942

notícias sobre o botucatu, novo mundo e saad...triste

Mary disse...

Depois de ler essa reportagem não tem mais o que dizer.
É muito triste mesmo, é a infeliz realidade do futebol feminino no Brasil.

Izabel disse...

http://vk.se/Article.jsp?article=230547
alguém aí sabe sueco ou sabe copiar estes textos pra jogar no tradutor...saiu uma reportagem de mais de 10 pág. sobre a marta na suécia... :(

Izabel disse...

consegui copiar... estava lendo uma reportagem sobre as contratações da wps...parece que até dia 13 o Los Angeles Sol vai anunciar a contratação das jogadoras Cathrine Paaske-Sørensen (meio de campo) da Dinamarca e Pavlina Scasna (atacante) da Rep. Tcheca... aí teremos o limite de jogadoras estrangeiras...alguém sabe se o Gold Pride e o Boston Breakers não vão contratar nenhuma estrangeira???

Marcelo T. disse...

Izabel, aproveitando a sua deixa sobre o sistema do campeonato, aposto que a Marta daria cambalhotas de felicidade se todas as competições seguissem a fórmula de pontos corridos e não existissem finais (não resisti, tive que soltar o veneno).

O Gold Pride contratou uma norueguesa há pouco tempo, mencionei num dos posts anteriores. O Breakers tinha interesse em duas japonesas, mas falta confirmar.

Daniel disse...

Por falar em nórdicas , o Red Stars contratou a Asllani. Belissima contratação, jogou muito na euro essa sueca.
Tou botando uma fé que essa temporada pra o Red stars será melhor.

Izabel disse...

e a Maurine, será que ela vai ficar no santos e perder a oportunidade de jogar na wps pelo Atlanta Beat???

Daniel disse...

Do jeito que tá a coisa aqui, só se ela for muito sonhadora, pra não dizer outro adjetivo.
Já passou da hora de ela jogar lá fora.

JMiron disse...

Quanto as companheiras da Christiane, o time era bom sim. É que ninguém jogou nada, pricipalmente Carli Lloyd e Lindsay Tarpley que não desempenharam o mesmo papel que fazem na seleção americana. Em relação a defesa, se a Markgraf voltar, a defesa tende a melhorar muito, pois além de grande jogadora, ela orienta muito o time durante as partidas (pra mim tinha que ser ela a capitã, não a Rampone).

Seria legal se a copa do mundo fosse aqui em 2015. Quem sabe a Marta desamarelasse nessa situação.

Mas se o Brasil entrasse na disputa de sediar essa Copa, levaria mole mole

Pode até ser Mary, mas não seria justo. O país que deve sediar é o que mostrar mais interesse e infraestrutura, não 'tamanho' do país. Se fosse assim, toda vez que os EUA se candidatassem, conquistaria o direito. Pra mim quem deve levar o direito é quem apresentar 'maior vontade'. O Chile fez um belo mundial sub20 em 2008 e ao contrário da copa (masculina) que é o maior torneio do mundo, o feminino tem dimensões inferiores, ou seja, não é muito maior do que um mundial de categorias.

Temos que ver como isto vai se desenrolar, mas se a escolha fosse hoje, eu preferiria que a Copa de 2015 fosse no Chile.

Acho dificil mudarem a regra Izabel. Em todos os esportes americanos há playoffs...eles nem sabem o que é ponto corrido. Eu prefiro do jeito que foi. O Sol tinha que mostrar que era melhor. Um time que arrebenta durante o campeonato e na hora do vamos ver não consegue jogar, pra mim não merece vencer. Você se mostra grande na hora H.

Mary disse...

Desculpe JMiron, mas fui mal interpretada. Concordo plenamente com você que o Chile mereça sediar a Copa de 2015. Mas o que eu quis dizer, é que se o Brasil (CBF) se candidatasse a sediar a Copa de 2015, ganharia mole, porque já teria uma estrutura bem montada devido a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 (essa é até a proposta da Marta), e não simplesmente pelo seu tamanho. Além disso, se a CBF entrasse com a candidatura, se dedicariam em demonstrar o maior interesse em sediar a Copa, porque brasileiro quando entra nessas "concorrências" adora mostrar que é o melhor candidato em todas as áreas. Taí 2014 e 2016 que não me deixam mentir.

Quanto as regras da WPS, acho que o mais legal seria que as 4 primeiras equipes do campeonato regular, jogassem "cruzado", tipo a 1ª x 4ª e a 2ª x 3ª, com jogos de ida e volta e o melhor colocado no campeonato regular, joga o 2º jogo (volta) em casa. Os vencendores das semifinais, fazem a final, e a equipe que teve a melhor colocação no campeonato regular joga o 2º jogo (volta) em casa ou escolhe se quer o 1º jogo ou o 2º jogo em casa.
Assim as equipes se mantém em atividade, sem precisar ficar 10 ou 15 dias parado esperando o adversário da final.

Juliana Jardim disse...

Mary, Marcelo, JMiron, obrigada pelas respostas! Assim dá até gosto comentar aqui!

Não conheço estas jogadoras do Red Stars, esse ano pretendo acompanhar melhor a WPS... Sabia que a Cristiane não tinha ido tão bem porque ela mesma reconheceu isso, de certa forma, no prêmio da FIFA... O que achei um ato bem desprendido e humilde, aliás...


À propósito, um passarinho me contou que ela (Cristiane) tb tem propostas pra jogar na Espanha e no Rio esse ano... Não sei se o rumor é verdadeiro... De qq forma, eu particularmente torço pra que ela fique na WPS. E, no meu time ideal, ela jogaria com a Marta! Ambas são, não minha opinião, jogadoras excepcionais, enormes talentos! Mas juntas são algo quase sobrenatural...rs

Abraços!

Juliana Jardim disse...

Quais são as brasileiras na WPS pra esse ano de 2010? Marta, Cristiane, Erika, Formiga, Daniela Alves, Adriane Nenê, Fran, Rosana... Quem mais?? Talvez seja meio cedo pra saber ainda, rs, mas estou curiosa. Ouvi falar que em 2009 eram 14! Tudo isso mesmo?!?!?!

Será que a Maurine não vai?? Tem que ir, ela jogou demais esse último ano, no Santos e na seleça!

JMiron disse...

De qq forma, eu particularmente torço pra que ela fique na WPS

Eu também.
1º - Espanha???
A Espanha é absolutamente nada no futebol feminino...vai fazer o que lá?!

2º - Já disse aqui no blog. As pessoas tem que se unir para formar uma liga forte - no caso é a WPS, mas poderia ser o campeonato alemão, sueco, o país não importa - onde todas as grandes jogadoras do mundo pudessem jogar juntas. O futebol feminino não tem o poderio do masculino (óbvio!!!) e portanto, ficar espalhando as grandes jogadoras pelos quatro cantos do mundo só trás maleficios ao esporte. Espalha a qualidade e dai o nível de todos os campeonatos vai para o vinagre. Eu prefiro uma liga forte e os outros campeonatos fracos do que todos os campeonatos com nível técnico mediano.

Ai chega na Espanha e ela faz 800 gols, vira a melhor jogadora do campeonato e acha que tá podendo. Dai chega na copa e nas olimpiadas onde a disputa é contra as melhores e...

___________________________________

O que eu queria era ver 98% das grandes jogadoras numa mesma liga (100% é claro que é impossível..sempre tem alguma que não quer ou não pode sair de seu pais) para ter uma espécie de NBA do futebol feminino.

As alemãs mesmo não jogam na WPS porque como a copa ano que vem vai ser lá, elas foram 'incentivadas' a permanecer no país. Duvido que isso continuará caso o país não vença a copa em casa.

Marcelo T. disse...

Juliana, em 2009 eram 10 brasileiras na WPS, contando a Sissi que era auxiliar técnica do Gold Pride e acabou atuando em algumas partidas.
No momento, acredito que Marta, Cristiane, Rosana, Elaine, Fabiana e Maurine devem disputar a próxima temporada. O destino das demais ainda é incerto.

Mary disse...

Acho que a Adriane ainda tem contrato com o Gold Pride, se eu não me engano.
Gostaria de ver a Daniela Alves atuando na WPS esse ano, já que teve que sair logo nas primeiras rodadas por contusão, exatamente no melhor jogo dela no campeonato.
Não vou começar a falar das injustiças do futebol, mas acho que o Freedom deveria contratá-la, e a Wambach deveria dividir o salário com ela.
Já disse aqui que não sou muito fã da Daniela, por causa de algumas atitudes dela em campo, mas acho que o campeonato de 2009 perdeu com a ausência dela.

Izabel disse...

estou preocupada com este mundial interclubes... ninguém fala nada... já estamos em jan. e desde outubro não temos notíciAS...acho que se fosse rolar msm este campeonato, as outras confederações de futebol já estariam falando sobre isso e escolhendo o time que irá disputar...além disto, já teria saído uma notinha no site da fifa...
mandei um e-mail para o santos e ninguém teve o trabalho de responder...

Izabel disse...

tem um rumor que a Abily vai pro FC Gold Pride... vai ser a maior burrada que o Sol fez se realmente for verdade....
fonte: http://www.womens-soccerweekly.com/

Juliana Jardim disse...

JMiron, concordo em gênero, número e grau com seus últimos comentários.

Mary, fiquei curiosa, rs... Quais atitudes da Daniela Alves em campo você não gosta? Estou por fora...

Abraços

Daniel disse...

Izabel,

O que se temia pode acontecer viu. Que com a nova direção o futebol feminino santista desacelere.
Esse lance de Serieas na WPS não rolaria a gente já sabe. Então sinceramante se houver a segunda edição da libertadores vai ser muito.

Izabel disse...

parece que o Gold Pride chegou a colocar no site anunciando que a abily teria ido pra lá, mas depois tirou a notícia do ar.... se a Abily for msm para o Gold Pride... e o Sol contrar aquelas duas estrangeiras...ele terá a possibilidade de contratar mais uma... quem sabe nao seria a Cris... mas não sei se trocaria a Abily... ela é que move o meio de campo do sol....

Mary disse...

Olá Juliana, seja muito bem vinda as nossas "discussões", rsrs'.
Não gosto quando a Daniela põe um “salto alto”, é incorporada de um estrelismo, que a faz se sentir a melhor do mundo, e tenta resolver tudo sozinha. Convenhamos que ela não tem a habilidade da Cris, e muito menos a velocidade e o talento da Marta.
Gosto quando ela se propõe a fazer a função dela em campo, e isso ela faz muito bem, ela é uma peça tática importante para o time.

Mary disse...

Izabel, achei essa reportagem falando sobre a Marta, a Cristiane e o Mundial. É do dia 02/12:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Santos/0,,MUL1399992-9874,00-SANTOS+ACREDITA+EM+PERMANENCIA+DE+MARTA+E+CRISTIANE
+PARA+O+MUNDIAL+DE+CLUBE.html