domingo, dezembro 13

No sufoco

Diante da falta de assunto, o jeito é escrever sobre a 2ª rodada do Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Na preliminar, a seleção chinesa, que já foi uma potência nos primórdios do futebol feminino, confirmou sua fase decadente e perdeu por 1 a 0 para a inexperiente seleção do Chile. Apesar da maior posse de bola, a equipe asiática não demonstrou criatividade para furar o forte bloqueio adversário e apelou para os cruzamentos sobre a área. Após achar um gol numa cobrança de escanteio no 1º tempo, o aguerrido time chileno armou o ferrolho e passou a explorar os contra-ataques (que foram raros). O destaque mais uma vez vai para a atuação segura da goleira Christiane Endler (ou Claudia, como diz a equipe da Band), que interceptou vários cruzamentos e fez grandes defesas, evitando que as chinesas convertessem as poucas oportunidades claras de gol. E pensar que com apenas 18 anos ela já demonstra todo esse potencial, Hope Solo que se cuide. Será que o Santos quer mesmo contratá-la conforme foi especulado durante a transmissão? Não boto muita fé, mas seria bacana vê-la atuando por aqui.
Na partida de fundo, a má atuação da seleção brasileira fez com que o duelo contra as mexicanas fosse mais emocionante do que o previsto. Depois de um início enganador, no qual abriu 2 a 0 no placar com gols de Marta e Érika, o Brasil foi aos poucos perdendo o controle do jogo. Renata Costa falhou e a boa atacante Monica Ocampo (contratada pelo Atlanta Beat) diminuiu o prejuízo com um chute cruzado. No 2ª tempo, depois de levar muita pressão, a seleção marcou o terceiro com a Cristiane, só que o México descontou em seguida e por pouco não empatou já no finalzinho.
Alguns pitacos: Por que uma goleira mais jovem não foi testada nesses jogos? E cadê a Bárbara? Além de ser apenas mediana, a Andréia já é veterana. A zaga foi mal demais, não pode dar tanto espaço pras finalizações adversárias. Péssima atuação da Cristiane, muita firula e pouco futebol (o gol foi mérito da Marta, que jogou muito bem). Ester e Francielle, pra variar, erraram inúmeros passes e não conseguiram sair jogando de forma eficiente. Érika foi bem tanto no ataque como na defesa e demonstrou lucidez com a bola nos pés. Até quando o Kleiton Lima vai insistir com a Rosana? Ela está visivelmente fora de forma, não consegue apoiar e deixa uma avenida do lado esquerdo (o problema é ter a Dani como reserva). E será que ele acha que colocar várias atacantes em campo deixa o time mais ofensivo? Enquanto isso, o meio de campo continua um deserto controlado pelo adversários.

Para não fugir ao tema do blog, nesta semana tivemos algumas novidades na WPS:
● O FC Gold Pride contratou a experiente meio-campista norueguesa Solveig Gulbrandsen.
● Após algumas idas e vindas, a zagueira sueca Sara Larsson acabou acertando com o Philadelphia Independence.
● O Saint Louis Athletica adquiriu o direito de negociar com a meio-campista Diana Matheson. Pra quem não conhece, ela é uma baixinha que costuma atuar pela seleção do Canadá. Tem muita disposição e compõe bem o time, mas não passa disso.

15 comentários:

Izabel disse...

que saudade da Formiga...o meio de campo do Brasil está todo embananado...a Ester erra mtos passes... é uma jogadora boa e forte, mas não tem a visão de jogo da Formiga... tá na hora de colocar outra jogadora que faça a função da Formiga...e não a Ester...essa tem que jogar mais atrás...

quem salvou o jogo hj foi a Marta, fez um golaço de falta e deu o passe pra Cristiane... jogou relativamente bem...
a Cristiane errou mtos passes.... Maurine sumiu no jogo... Érika jogou bem... Rosana tá lenta pra seleção que está com um time mto veloz...ela não tá conseguindo acompanhar o ritmo de jogo... por isso acho que a Dani se encaixa melhor que ela (mas errou mto hj tb)...
aquela jogadora que entrou no último jogo (Daniele...daniela...não sei...) jogou mto bem... queria ter visto ela entrar hj... poderia ter colocado a Daiane Moretti ou a Beatriz ao invés de colocar a Graziele...
a Andreia Rosa é uma zagueira boa tb... poderia ter colocado ela...talvez teria evitado de levar tanto gol e tanta pressão do México...

Anônimo disse...

concordo com Isabel. Rosana é uma jogadora tecnica, sem disposiçao nem profissionalismo. Tem outras fora de forma, inclusive cristiane.
Elas acham que agora nao precisa estar bem... as adversarias nao exigem.
Alguem sabe noticias sobre a recuperaçao da Daniela? Ela, no dia em que esteja 'mal', joga o dobro das outras volantes de apoio que temos.Outra coisa: ja dá pra nós termos uma opinião se o Cleiton lima sabe ou nao montar - e treinar- uma equipe?
Isabel, sem melhor goleira e sem treino exaustivo de aproveitamento de faltas e escanteios, este time vai a algum lugar, que nao seja o terceiro que ja é dele faz tempo?
Ou eu to pessimista hoje?
[augusto]

Daniel disse...

Quatro jogos e nenhum padrão. "ah, mas dá pra exigir padrão?"
Claro que dá, a seleção masculina se reune uma vez por mês, quando muito faz um coletivo bem meia-boca e o time tem um baita padrão, como que um time que basicamente tem 6o% do time que há 3 anos , onde existe um time base que é o Santos e joga tão mal como jogou?
Meio campo além de estéril tambem tá sem pegada, cadê a cobertura das laterais?
E a Rosana totalmente perdida na lateral, é falta de ritmo? E aí que tá o defeito do Kleiton, tente a Rosana de meia mais avançado, com mais liberdade pra armar, mude com as proprias peças.
Aliás e por falar em adaptação, EU NÃO CONSIGO ENTENDER COMO A ÉRIKA FEZ UMA TEMPORADA TÃO RUIM NA WPS. Ela é tudo que qualquer treinador gostaria no time, voluntariosa, versatil, raçuda, não entendi porque ela não vingou na WPS.
E vou ser irresponsavel e falar uma bobagem aqui. Já que é pra dá experiencia, bota aí caras novas mesmo. coloque essa Beatriz que joga na NCAA e a outra Beatriz,a do Araraquara, sei não mesmo com só 15 anos se não colocaria um pouco de luz nesse meio de campo.

Daniel disse...

Tava vendo sobre Beatriz que joga nos EUA, no link que o Marcelo me passou . Ela tem como sua grande característica o passe. Pow tudo que a seleção tava prescisando ontem era qualidade na armação. bota essa guria aí pow, veio pra o Brasil só ver a familia nas festas de fim de ano?

Izabel disse...

estou começando a ficar com saudades do tempo da Maycon... Daniela Alves e outras que preenchiam o meio de campo... a única mudança boa neste time é a presença da Érika como atacante e a da Maurine como titular..mas o resto... a Francielle pra mim não seria titular nem a Ester... a Daniela alves tem que voltar pra seleção qdo melhorar ( o kleyton não pode esquecer dela)...deveria ter convocado a Elaine tb e a Simone... pelo menos não somem durante o jogo e nem deixam o meio de campo embananado... esse meio de campo tah mto ruim...tem que achar uma substituta logo pra Formiga que infelizmente não joga pra sempre.... se continuar assim nem bronze no mundial...

Izabel disse...

não concordo que a "Rosana é uma jogadora tecnica, sem disposiçao nem profissionalismo"... com certeza ela é técnica, mas falar que ela é sem disposição e profissionalismo é rídiculo...só está fora de forma como a Cristiane estava qdo chegou no Chicago... mas coloca ela pra jogar na posiçao que a Érika está jogando pra ver se ela não arrasa (posição que ela joga no Sky Blue e foi vice artilheira do time), não estou falando pra fazer isso, mesmo pq a Érika está exercendo mto bem essa função...mas na jogar pelas laterais não dá...ainda mais sendo que a outra lateral é a maurine...que corre como a Marta...fica um lado só fazendo as jogadas...

Mary disse...

Estou decepcionada com a situação dessa seleção, pensei que se sairiam bem melhor. Mas isso é bom, porque assim dá tempo de arrumar a casa pro mundial. Pra isso o Kleiton Lima tem que ter visão e percepção pra ajeitar o time. Ninguém é titular pra sempre, quem tá melhor tem que jogar , tem que está em campo.
Como bem lembrado pelo Daniel, o time tem que ter padrão, e um alto padrão, como a seleção masculina.
Prefiro acreditar que o que está acontecendo são falhas normais de início de trabalho, que com tempo se resolve.

Mary disse...

Ah, a goleira chilena é, sem dúvida alguma, o destaque do torneio. Tem um potencial incrível, é muito boa.
Virei fã dela.
Acredito sim que o Santos vá contratá-la, isso se algum time da WPS já não mirou nela.
Se for assim, de qualquer jeito ela sai ganhado. Acredito de jogar futebol feminino no Brasil ou nos EUA é melhor que jogar no Chile.

Marcelo T. disse...

Sobre o Kleiton Lima, o fato é que até agora ele não mostrou serviço na seleção. Eu diria que o veredicto segue em aberto. Mas uma coisa que me incomoda é que geralmente os times dirigidos por ele não conseguem ditar o ritmo da partida.

Não concordo que a Rosana foi mal só porque atuou na lateral. Como o time está armado no 3-4-3, ela vem jogando de ala. Ou seja, ainda precisa marcar, mas nem tanto assim. Ela parece estar mesmo é em má forma. Do outro lado, a Maurine já sofreu um pênalti e deu uma assistência (e olha que ela não está bem como de costume).

A Érika mal jogou na WPS, acho exagero dizer que ela fez uma temporada ruim. Para mim, o técnico do Gold Pride é que não soube tirar o melhor dela. Por exemplo, é compreensível a seleção usá-la como zagueira, visto que a posição é carente por aqui. Mas nos Estados Unidos, onde sobram boas defensoras, não faz o menor sentido. E não adianta querer que ela caia pelos lados no ataque, como ocorreu no fim da temporada. A Érika possui um estilo clássico e enxerga muito bem o jogo, mas está longe de ter a velocidade de Marta ou Cristiane. Ela precisa jogar mais centralizada, seja como 2ª volante, meia ou centroavante.

Mary disse...

Assistam essa reportagem que a Band fez com a Rosana, é bem legal.
http://videos.band.com.br/v_44096_rosana_completara_dez_anos_na_selecao_feminina
_de_futebol.htm

Achei que o Brasil foi menos mal ontém, principalmente no 2º tempo.
A Cristiane, quando resolveu sair do circo, jogou melhor e perdeu um golaço.
Acho que só falta elas levarem os jogos mais a sério, parar de tentar dar passe bonito toda hora (por isso erram tanto), e jogar de maneira simples e efetiva. Mas se tiver muito apertado, aí sim fazer igual a Marta, partir pra cima e resolver.
A Maurine foi a melhor em campo.

Marcelo T. disse...

A Maurine jogou muita bola mesmo. Já a Cristiane estava numa fominhagem que tiraria até um monge budista do sério. Menos mal que ela tomou jeito a partir da metade do 2º tempo.

Anônimo disse...

CARTA ABERTA
o dia continua tendo 24 horas, mas na maior parte delas nao te pertences mais.
Marta, tu deves entender melhor a tua responsabilidade com as garotinhas do mundo inteiro. Pensa se nao deves estudar um tanto mais. Se deves talvez relatizar tua importancia, que é excepcional,para o fut do futuro. já fizeste muito em trazer o futebol até aonde esta hoje e foste bastante bem nisso. A imprensa precisa de idolos, e tambem por isso te cultua. Relativiza, reduz por favor, isso tudo a esta dimensão.Elogio facil nao te ajuda. Do ponto de vista de trazer o futebol feminino para o campo do glamour, patrocinio e atratividade profissional tu [e as outras] ainda estao na 1ª fase.
Digas que nao és nenhuma Mia Hamm mas
que faras o possivel para ir alem do que ela realizou com esse objetivo. Ha idolos do passado recente que podem te ajudar: se tiveres á mao seus numeros de telefone.Futebol nos pés é um dom que recebeste do alto.Elewá-lo ao maximo para dividi-lo aos milhoes de sonhos na generosidade de cada gesto é teu destino.Nao te empolgues, nao te queixes, é teu trabalho e, felizmente, teu prazer.
Obrigado por estares conosco e fazeres parte de nossos sonhos.)augusto)

Daniel disse...

Que falta faz uma imprensa que acompanhe futebol feminino pelo mundo e não fale tanta asneira.
Porque mais uma vez o brasil jogou mal, recebeu sufoco de México com 3 bolas na trave dois gols, time sem padrão nenhum. MAIS UM MUNDIAL PERDIDO.

Mary disse...

Calma que ainda estamos em início de trabalho. O Brasil levou sufoco, mas é o Brasil, e foi menos pior que nos outros jogos. A Alemanha também levou sufoco em alguns jogos da Euro, mas é a Alemanha, e só não perdeu na final deviado a fraquíssima defesa inglesa, se não, seria uma briga muito boa.
O México vem da escola americana, e a tendencia de quem treina é evoluir.
O Brasil deixou muito a desejar e ainda tem que evoluir muito, mas melhor ver isso agora do que no mundial. Salvo que ainda estamos podendo ver a equipe atuando, ou seja, fazendo jogos que servem como avaliação para melhorias futuras.
A Maurine jogou muito, e acredito que indo pra WPS vai despontar no futebol mundial.

Anônimo disse...

ai gente se vcs soubessem....rsrs