quinta-feira, setembro 10

Deutschland über alles

Soa o apito final e as jogadoras alemãs começam a celebrar a conquista do seu sétimo Campeonato Europeu (o quinto consecutivo). O resultado da peleja está estampado no placar, 6 a 2. Do outro lado, as súditas da rainha Elizabeth procuram se consolar mutuamente, pois ainda não foi dessa vez que a Inglaterra alcançou sua primeira vitória no confronto (agora somam 17 derrotas e 2 empates). Embora o resultado final sugira o contrário, foi um jogo muitíssimo bem disputado e as inglesas conseguiram mantê-lo parelho durante a maior parte do tempo. Tamanho esforço não merecia ser castigado com um placar tão dilatado, mas o futebol é assim mesmo.
Para contrabalançar a superioridade física das alemãs, a técnica Hope Powell alterou a escalação que vinha sendo utilizada nas partidas anteriores da Inglaterra: a inoperante Sue Smith deu lugar à grandalhona Jill Scott, autora do gol da classificação na semifinal. Após um início de partida equilibrado, Inka Grings deu o passe para Birgit Prinz, livre de marcação no meio, anotar seu 1º gol no campeonato. As inglesas mal tiveram tempo de se recuperar e, dois minutos depois, Melanie Behringer soltou um canudo de longa distância para vencer a goleira Rachel Brown. Quando tudo parecia perdido, Kelly Smith provou que é craque mesmo atuando com o joelho bichado. Criou grande lance na linha de fundo e tocou entre as pernas da goleira Nadine Angerer para o meio da pequena área. Karen Carney só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio. O empate quase aconteceu numa cabeçada de Jill Scott, mas Behringer salvou em cima da linha. Veio o 2º tempo e a Alemanha logo ampliou a vantagem. Após um bate-rebate dentro da área, Kim Kulig chutou com vontade e estufou a rede adversária. A resposta inglesa veio de forma imediata, e novamente com Kelly Smith. Ela recebeu a bola na entrada da área, fintou a zagueira e bateu fora do alcance de Angerer. Inabalável, a seleção alemã seguiu no mesmo ritmo e Grings, de cabeça, colocou o placar em 4 a 2. Desta vez, no entanto, o "English Team" não encontrou forças para imprimir uma nova reação. A eficiente máquina germânica aproveitou os espaços concedidos na entrada da área adversária e, com tentos anotados por Grings e Prinz, transformou a vitória em goleada.
Melhores do jogo, Inka Grings e Kelly Smith. Deixaram a desejar, Rachel Brown (uma goleira que não faz diferença) e Faye White (péssima saída de bola).

Alemanha: Nadine Angerer, Linda Bresonik, Annike Krahn, Saskia Bartusiak, Babett Peter, Kim Kulig, Simone Laudehr, Melanie Behringer (Célia Okoyino da Mbabi), Kerstin Garefrekes (Fatmire Bajramaj), Birgit Prinz, Inka Grings
Inglaterrra: Rachel Brown, Alex Scott, Faye White, Anita Asante, Casey Stoney, Katie Chapman (Emily Westwood), Jill Scott, Fara Williams, Karen Carney, Eniola Aluko (Lianne Sanderson), Kelly Smith
Público: 15.877

24 comentários:

Daniel disse...

Se alguem alguma vez ficou acanhado de dizer que fez cera, atrasou no serviço por causa de futebol feminino, depois de uma partida como essa de hoje, não precisa mais ter vergonha de dizer que passou duas horas em uma tarde de quinta feira pra assistir um partida de futebol feminino.
Porque essa partida de hoje, foi como já cansei de repetir, CALAR A BOCA DOS BOSSAIS QUE ZOMBAM DO FUTEBOL FEMININO.
Se o futebol feminino fosse valorizado, não só aqui no Brasil como no resto do mundo, uma partida como essa final da Euro entraria para o panteão das grandes partidas de futebol. Tecnica, vigor, intensidade, gols bonitos, muitos gols, o que mais se exigir.
Achei o placar injusto, a Inglaterra não merecia esse placar, aliás é dificil acreditar que a inglaterra em sua melhor apresentação na competição levou um senhor esculacho.
E a Alemanha mostrou que tirar delas o mundial de 2011 na casa delas é uma missão se não impossivel é quase. Por onde andava essa Grings? Soube que ela já é veterana. A jogadora da competição, arrebentou sem mais.

Anônimo disse...

Pois, com tudo isso que vc disse e justamente por isso, as nossas tupiniquins vao chegar lá pra isso mesmo, derrotar as panzer na casa delas. E nao vai faltar preparo, experiencia e aprendizado com os erros anteriores.Agora não ha somente tres brasileiras la fora jogando em competiçoes de maximo nivel: agora tem 10 delas acostumadas com esse nivel. Quero ver essas craques alemãs fazer isso frente a
Daniela, marta, Cristiane e outras que estao crescendo. Se chegar a semifinal, sera outro time.(augusto)

Izabel disse...

nossa....seria perfeito o Brasil ir pra final da copa de 2011 contra a Alemanha...ganhando uma semi final dos EUA.rs...acho que em termos de jogadora nós estamos melhor... os EUA não tem nenhuma estrela no ataque... só a Wambach já estará nas casa dos trinta ..como a Prinz já está... apesar de ótima jogadora a Prinz não está mais naquela velha forma... não tem mais tanto gás...a hope solo tb vai estar na casa dos 30... enquanto no time do Brasil as nossas principais jogadoras ainda vão estar nos vinte e poucos anos...com mto gás ainda... se treinar direito (fazendo amistosos) e tiver um acompanhamento psicologico pras finais... o Brasil leva essa copa...

Daniel disse...

Mas eu tambem falei isso aqui. Se no futebol masculino com tanto equilibrio o título sempre vai parar na mão de Brasil , Itália e alemanha, no Feminino então é EUA, Alemanha e Brasil e mais ninguem MESMO!!!!
Então se tem algum time pra derrotar a Alemanha em casa este está do outro lado do atlantico, no caso Brasil e EUA. E vamos lembrar tambem se o mundial fosse no Brasil tambem acharia missão quase impossível tirar o titulo das brasileiras. Vamos lebrar de novo que no amistoso de Abril, mesmo sendo amistoso, mesmo a Alemanha tendo volume maior de jogo, o Brasil saiu com empate dessa seleção alemã na casa delas.
Ontem tava vendo a partida Brasil x Alemanha em pequim. A alemanha cometeu erros de posicionamento porque com adversários mais frágeis ela sabe que pode atacar sem medo que não terá troco, mas com Brasil tem troco. Brasil não é essas seleçoes que ela dá sufoco e as adversárias não sabem sair.
Mas ainda tem muita agua pra rolar.

Mary disse...

Daniel, você tem o link desse jogo?
Se tiver, por favor me passe, porque o vídeo dos gols dessa partida que eu tinha no meu orkut "saiu do ar". Obrigada.
Quanto ao Brasil, eu sempre acredito que as meninas podem chegar lá e conquistar, porque talento e capacidade elas têm.
Acho que a ansiedade de mostrar que são capazes de ser campeãs como no futebol masculino, tem atrapalhado elas. Estão muito sedentas, elas têm que aprender a beber a água.
Ex: Elas tiveram a chance de trazer o 1º OURO do futebol brasileiro, ou seja, o 1º OURO OLÍMPICO do futebol brasileiro seria trazido pelas mulheres.
Na minha opinião, isso pesou pra elas na final de Pequim.
Mas vivendo e aprendendo.
Hoje as brasileiras jogam em uma competição de alto nível mundial, e acredito que isso vai ajudá-las não só tecnicamente como também psicologicamente.

Daniel disse...

Mary,
Os melhores momentos desse jogo que você pediu.

http://tv.dfb.de/index.php?view=1070

Mary disse...

Muito obrigada Daniel, mas o que eu queria ver era o jogo Brasil 4-1 Alemanha em Pequim.
Você comentou que viu e achei que tinha algum link desse vídeo. Acho que entendi errado, rs' : ).

JMiron disse...

Continuo dizendo e disse em todos meus posts quando se compara seleções que o Brasil é inferior à Alemanha e EUA...esse negócio de que empatou um amistoso contra a Alemanha na Alemanha não vale nada. O Brasil (seleção masculina) cansa de dar vexame e já perdeu pra Venezuela, Bolivia e outras babas e chega na Copa e joga diferente (pelo menos em 5 delas. A Wambach não jogou em Pequim porque queboru a perna, a Solo é goleira, portanto pode jogar bem mais uns 8 anos.

Anotem o que vou escrever e não é praga não...nós vamos ver a Marta ganhando 800 títulos de melhor do mundo (justo) e os EUA e Alemanha se revezando nas conquistas de Copa/Olimpiada...o time do Brasil é bom da área pra frente (Marta, Cristiane, Daniela), mas o resto, o termo já diz tudo, e um time não pode ser campeão com algumas jogadoras...é ai que outras seleções levam vantagem...não tem nenhuma jogadora do nível da Marta ou até mesmo da Cristiane, que pra mim tem mais fama que bola, mas o conjunto é forte como um todo.

UMA COISA É TORCER...EU TORÇO PARA QUE O BRASIL VENÇA ALGO (COPA, OLIMPIADA OU AMBOS), MAS ANALISANDO FRIAMENTE, O TIME NÃO TEM CACIFE PRA DERROTAR 2 ADVERSÁRIOS SUPERIORES COMO ALEMANHA E EUA.

JMiron disse...

E esse título da Alemanha é meio óbvio...achei até que a Suécia poderia fazer algo, mas...

Mês que vêm tem amistoso entre EUA e Alemanha na Alemanha...acho que o time americano vai tomar uma bela surra!

Daniel disse...

JMiron,
Também não acho que amistoso seja muito parâmetro, mas aquele de Abril foi sim diferenciado. foi um amistoso super bem promovido,casa lotada, recorder europeu de público, Os dois times foram com o que tinham de melhor, a Alemanha tava mordida querendo dá o troco pelo sacode que tomou na semifinal das olimpíadas, então teve vários ingredientes que não tornaram um jogo qualquer.
Acredito sim que se o Brasil tiver uma preparação decente nesse proximos dois anos pode chegar mais forte ainda, com jogadoras jogando em grandes campeonatos como a WPS. Agora como falei tirar titulo da alemanha pra 2011 é uma missão quase impossível. seria quase impossivel se a copa tambem fosse no Brasil e se tambem fosse nos EUA, se bem que a alemanha tirou o titulo das americanas em 2003.

Anônimo disse...

Puxa ! J Miron, eu nao só vou anotar como, relembrar a voce as nlises desse teu post.
em 2011. Mas voce naturalmene vai festejar com gente da mesma forma.
(augusto)

Mary disse...

Não vou entrar mais nessa discussão de qual seleção é a melhor. Futebol se joga no campo, e é lá que vamos ver quem se sai melhor.
No futebol, antiguidade não é posto, e quem vive de passado é museu.
Vamos parar com essas desculpas, tipo: o Brasil NÃO tem apoio, ou a Alemanha e os EUA NÃO estavam em um bom dia. No campo, no jogo, nos 90 min. (no mínino), é que a melhor vai ganhar .
Cada um tem sua opinião e pensa o que quiser. Eu só sei que eu torço e confio nas meninas do BRASIL e, ganhando ou perdendo, sempre vou torcer. Como dizem, "sou brasileira e não desisto NUNCA".

Izabel disse...

acho que o Brasil não é só marta, cristiane e daniela alves... a rosana está jogando mto ...temos a formiga ( não sei se em 2011 ela estará jogando, quem deve ser a substituta da formiga se isso acontecer?), a simone jatobá que joga no Lyon da França (sempre achei ela excelente jogadora, com garra), a francielle e a fabiana devem estar no pto na Copa, se continuarem jogando nos EUA, Renata Costa e mtas outras que podem se destacar até lá... a Maurine parece ser boa, mas ainda não vi ela jogar mto... ainda tem a Ronaldinha...rs...que está com 15 anos..na copa vai estar com 18 e jogando mto....ela foi convocada pra seleção sub-17 agora...acho que deveriam importar uma Silvia Neid pro Brasil...com uma tecnica como aquela quero ver alguma jogadora amarelar durante a copa!

Daniel disse...

Izabel,
Já que você tá citando jogadoras novas, então recomendo você olhar a Beatriz da Ferroviária. Tem 15 anos somente, é uma jogadora que se não colocar uma máscara maior que o futebol dela, tem tudo pra está nessa lista de melhores do ano que a FIFA faz. Tou falando serio, a guria joga um absurdo, um diamante bruto.

Izabel disse...

Oi Daniel, em qual canal vc está assistindo aos jogos do Ferroviária?A sorte do Brasil é que temos mtas martas e cristianes por aí...só basta investir....

Daniel disse...

Izabel na Rede Vida sabado pela manhã , se bem que passou poucos jogos da Ferróviaria.
Agora se quiseres ver a Beatriz só no sulamericano sub-17 em janeiro, pois a feroviaria saiu da disputa do paulista.
Vale a pena ver viu. Meia rara, de muita classe , com um dominio de bola e uma visão de jogo impressionantes.

Izabel disse...

vou acompanhar sim... o sulamericano sub-17 vai passar em qual canal?

Marcelo T. disse...

Acho pouco provável que algum canal tenha interesse em transmitir um Sulamericano sub-17, o que é perfeitamente compreensível.

Daniel disse...

O Sportv se eu não me engano transmitiu o sulamericano sub-17 feminino.
E aí Marcelo, foi WPS, foi Euro feminina e agora vai destacar o que?
Por falar em WPS, quando será o Draft?

Anônimo disse...

Revendo o jogo, o primeiro gol da alemanha foi (pra mim) jogada treinada, automatizada e executada n vezes.
Com precisão germanica. O segundo, uma chutaço do meio da rua, quase na forquilha, uma goleira do feminino nao pega mesmo,exceto se estiver colocada mais a direita perto da trajetoria. A Grings nos outros gols tem sempre aquela frieza e controle de bola no ataque? beleza mesmo.
Tenho ca uma tese que gostaria de palpitar com voces p/alguem prosseguir quem sabe, com + ideias.
É que do mesmo modo q por exemplo, a Paula do basquete cresceu muito porque hortencia era rival e craque,jogo a jogo, do mesmo modo o desafio foi posto às alemãs e americanas após a olimpiada de 2004. O Brasil ai foi surpresa e ja apresentava desafio inicial. Depois, na copa do mundo e em Pequim-2008, os gigantes realmente teriam de sentir-se desafiados a melhorar seu jogo. E fizeram isso.
Agora, com a copa masculina no chamado mundo pobre em 2010, creio qque os patrocinadores, a Fifa e os protagonistas vao elevar o nivel, financeiro, do jogo e do marketing.E O Brasil estará melhor na fita, se nao bobear. E Viva o futebol feminino.)Augusto)
(augusto)

Anônimo disse...

Completando e alterando o post anterior, eu queria dizer que "A Fifa e os protagonitas vao elevar o nivel da competiçao feminina(s), tanto no jogo, como financeiro e do marketing"(augusto)

Bruna disse...

O draft será dia 15 desse mês

Marcelo T. disse...

Daniel, o Sportv transmitiu o Mundial sub-17.
Amanhã é dia do draft de expansão, no qual Philadelphia e Atlanta escolherão nove jogadoras cada entre as que não tiverem sido protegidas pelos outros sete times. E no dia 22 teremos o draft internacional para essas duas novas equipes.
Nem tem mais assunto para destacar no blog. Devo escrever só a respeito dos drafts mesmo e alguma novidade que porventura surja.

Mary disse...

Notícias de Cristiane, Marta & Cia. na Libertadores e Copa do Brasil Feminina, estão no site oficial do Santos FC:
http://santos.globo.com/esportes_modalidades_noticias.php?sec=91&sub=1#topo

Aí tem todas as notícias das Sereias da Vila.