segunda-feira, agosto 24

Allez les bleus!

No último domingo, teve início o EURO 2009 de Futebol Feminino, que está sendo disputado na Finlândia. Várias jogadoras que atuaram na WPS estarão competindo por suas respectivas seleções. Entre as partidas realizadas, tive a oportunidade de assistir a vitória de 3 a 1 da França sobre a Islândia. Exibindo muita técnica e criatividade, o time francês é um espetáculo do meio pra frente. Porém, o sistema defensivo é frágil e a goleira Sarah Bouhaddi parece sujeita a chuvas e trovoadas. A Islândia abriu o placar logo aos 6 minutos. A bola foi cruzada da linha de fundo, a goleira francesa saiu caçando borboletas e a atacante adversária apenas cumprimentou de cabeça. Pouco tempo depois, o estilo brusco da defesa islandesa resultou num pênalti que Camille Abily converteu. O 1º tempo teve seu momento dantesco quando, num espaço de três minutos, duas jogadoras francesas foram atingidas na cabeça e tiveram que ser substituídas. Nem em filme de terror de baixo orçamento se viu tanto sangue jorrando. No 2º tempo, as desajeitadas islandesas cometeram mais um pênalti, desta vez batido por Sonia Bompastor. Com um belo chute da entrada da área que contou com a colaboração da goleira, Louisa Nécib ampliou a vantagem da França. A Islândia ainda perdeu a chance de diminuir ao desperdiçar um pênalti.
Abily teve grande atuação e comandou o meio-campo com uma desenvoltura que não costumava exibir no Los Angeles Sol. Bompastor joga de lateral esquerda na seleção, por isso fica mais presa à marcação e só apóia de vez em quando. Louisa Nécib joga fácil e não tem o menor pudor em chutar a gol. Considerada a versão feminina de Zidane, ela foi escolhida no draft internacional pelo Washington Freedom no começo do ano. No entanto, preferiu seguir na França e ajudar o Lyon a buscar o título da Copa UEFA (o time acabou eliminado na semifinal). Comenta-se que ela pretende atuar na liga americana na próxima temporada. Élodie Thomis é veloz e habilidosa, mas precisa de uma bola só para ela. Vai ser fominha assim lá em Paris.
Nesta terça, ocorrerão duas partidas válidas pelo Grupo C:
Inglaterra x Itália - 11h:30
Suécia x Rússia - 14h

29 comentários:

Daniel disse...

Grande Marcelo, valeu pela iniciativa de cobrir a Euro que nada mais é que a terceira competiçao de seleções mais importante do quadrienio feminino. Se a eurocopa masculina é considerada uma copa do mundo sem Brasil e Argentina, poderemos dizer que Euro feminina é uma Olimpiada/copa do Mundo sem EUA e Brasil. Alemanha meteu 4x0 na Noruega, mas foi placar enganoso. 3 dos quatro gols alemãs aconteceu nos acrescimos do segundo tempo.
Abily jogando melhor que no Sol, Putz , se no sol ela já é dona do time, arrebenta, na seleçção jogando mais ainda, fico imaginando o absurdo entao que tá jogando.
Mas algo me diz que o Imperio germanico não vai passear nessa Euro. Suecia vem muito forte, Inglaterra tá com um baita time no papel e a França se não é pela fragilidade defensiva taria aí no páreo.

Valeu pela iniciaitva Marcelo.

Daniel disse...

Por falar em França , pra quem é chegado, tem umas beldades nessa seleção francesa. Nesse ano fizeram um ensaio sensual, a Goleira Bouhaddi, meias Thiney e Franco, fora a Thomis.
Ulala Mon Dieu, Allez Les Bleau!!!

Daniel disse...

Pra Quem quiser conferir

http://www.ladepeche.fr/Les-joueuses-de-l-equipe-de-France-de-football-se-mettent-a-nu_di271-7.html

Mary disse...

É bom saber que na próxima temporada a WPS vai ter mais jogadoras de alto nível, assim o campeonato fica cada vez melhor e mais bonito de se ver (e ainda vão ter mais 2 novas equipes).
Muito bom saber que a Abily e a Bompastor estão ajudando a sua seleção, espero que a França consiga ir longe nessa Euro.
Quanto a uma possível derrota da seleção Alemã, é complicado de cogitar, não pela habilidade de suas jogadoras, mas pela frieza que as alemãs têm que é incomparável com as outras seleções.
Mas vamos ver se isso se confirma ou não na quinta-feira quando França e Alemanha se confrontarem (JOGÃO).

Daniel disse...

Acabei de assistir Inglaterra 1 x 2 Itália. Que Decepção esse time inglês, sem criatividade nenhuma no meio de campo. Já tinha ouvido falar que essa tecnica inglesa, Hope Powel, era uma anta e é mesmo.
Começou num 4-5-1, com a aluko lá isolada,aí teve uma jogadora expulsa. Mas ainda assim a Itália fez um penalty bobo e Wlliams coverteu.
No segundo tempo trocou , vejam só aluko por Kely Smith e a Itália foi pra cima, numa pixotada da zaga inglessa num bate rebate Panico empatou. Fez-se justiça, time italiano pode não ser um colirio de bom futebol, mas é uma equipe muito ajeitada no seu meio de campo.
Tudo levava crer que seria empate, quando numa boa jogada individual de Tutino esta acerta um chutaço na forquilha, boa jogadora tambem essa Tuttino.
Alex scot irreconhecível , não deu um apoio se quer, Carney tambem apagada, quem ainda fez alguma coisa pelo menos mostrou disposiçao no time inglês foi a White.
Não vou poder ver a Suecia jogar contra a Russia, dizem que esse time sueco está muito bem, vem de bons resultados, contra Brasil, Alemanha e EUA, estes dois ultimos na Algarve CUP, porque dessa inglaterra já descartei qualquer pretensão nessa euro de poder enfrentar a alemanha.

JMiron disse...

É uma palhaçada a Euro nessa época...implicando na ausência de algumas jogadoras nas finais da WPS...essas ligas (euro, wps e todas as outras) deveriam conversar para que não houvesse essa incompatibilidade de datas, como os amistosos entre EUA e Canada que desfalcaram vários times...a WPS dura alguns meses, portanto tem muito tempo para outras coisas.

Ex: As jogadoras americanas jogaram
a temporada inteira da WPS e no meio das rodadas (sem nenhum planejamento) tiveram amistosos à jogar...e agora que a temporada acabou, elas vão ficar alguns meses sem jogar nada.

Piada!!

Marcelo T. disse...

A beldade do time francês é a Louisa Nécib, que tem origem argelina e é dona de uma beleza exótica. A Franco foi uma das que regaram o gramado com sangue no jogo de ontem.
Se alguém quiser ver os melhores momentos da vitória francesa: www.youtube.com/watch?v=ME4eE4ISPk0

Já comentei sobre isso antes. A Inglaterra tem material humano, mas sua seleção pratica um futebol horroroso. É muita correria, chutão e trombada, falta trabalhar mais a bola. A França pode não ser tão competitiva, mas apresenta um estilo bem mais plástico. Além das jogadoras inglesas já conhecidas, gostei da Fara Williams, chuta bem de longa distância. Na Itália, destaque pra Panico (já tem 34 anos) e pra lateral esquerda Sara Gama.

Daniel disse...

JMiron, errados estão os executivos da WPS que começaram tarde seu campeonato. A UEFA já tinha agendado essa EURO no minimo há 3 anos atrás, eles, os executivos da WPS, teriam a obrigação de saber que seriam obrigados a cederem as europeias pra participarem da competição, fora tambem deveriam ter agendado a folga nas rodadas em que a seleção americana participaria de amistosos , em ligas organizadas as coisas funcionam assim. Era só começar essa liga pra o começo de Março que nada disso aconteceria.

Mary disse...

Fiquei surpresa com a derrota da Inglaterra, afinal o time conta com jogadoras que foram destaque na WPS.
Acho que o que falta é alguém pra "arrumar a casa". A Kelly Smith e a Aluko podem jogar perfeitamente juntas, elas tem características diferentes. Não entendi nada quando a técnica tirou a Aluko pra colocar a Kelly Smith (que deveria ser titular). Acho que é a técnica que não está sabendo explorar o potencial de suas jogadoras.

Mary disse...

Não sei se vocês já encontraram, mas mesmo assim vai a dica: o melhor programa pra assistir os jogos da Euro é o Sopcast, fiz uns testes hoje e ele é o melhor em imagem e som, além de não ficar travando toda hora. É só procurar no google e baixar, ele é leve.
O canal é o 71301, mas tem que procurar porque está desordenado, e no TVU também dá pra ver no canal da TVSEBA, é o canal 79590, mas a imagem não é muito boa.
Não percam o JOGÃO de amanhã às 11:30hs, Alemanha x França.

Daniel disse...

O podcast é muito bom mesmo, pena que tá em Russo a transmissão:(.
Amanha quero assistir nem que seja o segundo tempo. Ontem a Suecia confirmou que tá forte, venceu a Russia por 3x0, um resultado normal, mas quem é favorito tem que estar nessa normalidade.
Hoje a Dinamarca venceu a Ucrania por 3x2 e as Anfitriãs filandesas garantiram sua vaga nas quartas batendo as Holandesas por 2x1.

Daniel disse...

Esse time francês tem um toque de bola bonito, jogadoras ahabilidaosas, mas é leve demais, inocente demas. Tá 4x1 já e vem mais.
E alemanha é aquilo elas podem não ter um jogo tão vistoso, mas tem uma precisão de passe absurda e isso faz uma diferença absurda no futebol feminino.

PINTOU O CAMPEÃO

Daniel disse...

Terminou 5x1 alemanha

Daniel disse...

Tem que dá uma moralzinha pra Seleção Brasileira que enfrentando essa alemanha com sangue nos zoio , depois de encarar viagem e tudo, casa lotada arrancou um empate.

Mary disse...

A Thiney é uma boa jogadora, é habilidosa. Além de feito o gol, deixou a Thomis 2 vezes na cara do gol (e ela perdeu), e criou as melhores oportunidades da França (gostei dela). A Abily não teve espaço hoje, mas no pouco que teve deu o passe pro gol. A Nécib não vi em campo, totalmente sumida.
A defesa francesa é realmente muito frágil, e a Alemanha soube aproveitar muito bem isso.
Destaque para Birgit Prinz, que apesar de não ser mais tão jovem, deu arrancadas e passes pra 2 gols.

Mary disse...

Mudando de assunto...
Estou com dúvida em uma coisa e gostaria que vocês me ajudassem, por favor. Nesse link da Wikipedia diz que a Marta é bicampeã da Copa UEFA feminina ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Marta_Vieira_da_Silva ). Vocês sabem me dizer se é verdade ou é um equivoco de quem colocou isso lá ?

Marcelo T. disse...

A derrota já era esperada, o time francês é muito leve, enquanto as jogadoras alemãs são verdadeiros panzers. A partida poderia ter sido um pouco mais equilibrada, mas, como eu disse, a defesa francesa é fraquinha e a goleira entrega o ouro.
Posso estar equivocado, mas acho um desperdício deixar a Bompastor na lateral. No meio-campo, ela poderia ajudar a equipe a ter mais posse de bola.

A Marta só conquistou a Copa UEFA de 2004, logo após chegar no Umea.

Mary disse...

Como o meio campo já tem Nécib, Abily e Thiney, e pra lateral esquerda não deve ter ninguém melhor que a Bompastor, acobou sobrendo pra ela. E pelo que vi ontém ela faz bem a função ajudando a zaga a ficar um pouco menos frágil.

Daniel disse...

Eu pude assistir Suecia 2x0 Itália. Belo time esse da Suécia, em todos os sentidos :D. Tem a número 10,a meia Asllani, é bola a nórdica viu, vale a pena prestar atenção nessa jogadora, se tem manager da WPS nessa Euro com certeza devem ter gostado da meia sueca. É o time mais proximo pra bater a Alemanha.
A inglaterra , esse jogo eu não assisti, virou pra cima da Rússia, chegou a tá perdendo por 2x0. Mas aí a turma da WPS, acho que se lembraram que são jogadoras da WPS e viraram a partida. Carney, Aluko e Smith.
Agora veja a situaçao da inglaterra. Se ficarem em segundo nefrentam a alemanha , se ficarem em terceiro enfrentam a finalandia , dona da casa,que não é grandes coisas, mas anfitrião sempre complica e com esse futebolzinho complica mais ainda. Mas tem que ver até onde dá pra ficar em terceiro. Empatando é terceiro no minimo, perdendo aí tem que fazer um bocado de conta. Decepicionante pra uma seleção que pelo time que tinha no papel se esperava bem mais.

Marcelo T. disse...

Só vi o ótimo 1º tempo de Inglaterra e Rússia e acabei dando sorte, já que os 5 gols aconteceram nessa etapa. A Kelly Smith marcou um golaço, vale a pena procurar o vídeo. Após a goleira russa dar um chutão, ela dominou a bola dentro do círculo central e rapidamente bateu por cobertura. A Carney também fez uma ótima partida, com um gol e uma assistência.

Não olhei os cruzamentos, mas não duvido nada que a Suécia chegue na final e, mais uma vez, perca pra Alemanha.

Yasmine disse...

Russia x Inglaterra (primeiro tempo)
http://www.youtube.com/watch?v=YgaELmcQtIY

Mary disse...

Também acho que a Suécia é o provavel time a chegar na final com a Alemanha, mas se irão perder aí não sei. No futebol pode se esperar tudo, principalmente, favoritos caírem (vimos isso na WPS).
Quanto a Iglaterra, perdi o 1º tempo (vi os gols no intervalo), mas vi o 2º. A zaga, assim como a da França, é bem frágil. A Rússia não fez mais gols por falta de pontaria e porque a goleira salvou um pouco. Já o ataque se limitou a jogadas laterais quando poderiam partir pra cima ou chutar de fora da área (foi um treino de cruzamentos inúteis).
A Kelly Smith realmente fez um golaço do meio de campo (apesar da ajuda da goleira), e a Carney jogou muito bem.

Daniel disse...

Que golaço Da Kelly Smith!!!

Daniel disse...

Holanda e Finlandia conquistaram as vagas do Grupo A. A holanda conseguiu uma bela vit´ria sobre a Dinamarca por 2x1 e a Finalndia mesmo perdendo pra Ucrânia por 1x0, garantiu o primeiro lugar do Grupo , uma vez que no confornto direto vencera a Holanda por 2x1.
Finlandia enfrentará o terceiro colocados ou do gurpo B ou C e a Holanda enfrentará o segundo colocado do grupo B, que se definirá amanhã entre França x Noruega. Neste momento seriam as Francesas.

Marcelo T. disse...

Mary, a defesa inglesa normalmente não é tão fraca assim. O problema é que atuou desfalcada da Anita Asante, contundida, e da lateral esquerda Casey Stoney, expulsa contra a Itália. Pra piorar, a Faye White estava num dia infeliz e falhou bastante.

Mary disse...

É, eu percebi que a Asante não estava em campo e estranhei, mas não sabia que ela estava machucada, é uma pena, a Inglaterra perde muito em qualidade na defesa.

Daniel disse...

Definitivamente essa historia de repescagem não dá certo. Era mais negoico ter feito quatro chaves de quatro equipes classificando as duas melhores de cada grupo.
Os minutos finais do segundo tempo de França x Noruega foi vergonhoso. Total jogo de comadre, o empate dava a França em segundo e a noruega em terceiro. Como ambas as equipes tinha um saldo muito ruim devido as sapatadas alemãs , quem perdesse praticamente se despediria da EURO. Aí você imaginem como foi esse segundo tempo.
A Inglaterra que fique esperta que se perder por mais de um gol amanhã estará praticamente fora da EURO ou terá que torcer pra Russia e ir pras contas. Mas se brincar rola mais um empatezinho maneiro pra ambas.

Daniel disse...

Não deu pra assistir as partidas de hoje que encerraram a fase de Grupos, mas os resultados Foram: Suecia 1 x 1 Inglaterra(eu já imaginava que isso aconteceria) e Itália 2 x 0 Russia.
Assim sendo as quartas de final serão:

Qui 3 Set Quartos-de-final 1 FIN v ING Estádio Turku 9h00

Qui 3 Set Quartos-de-final 4 HOL v FRA Estádio Tampere 13h00

Sex 4 Set Quartos-de-final 2 ALE v ITA Estádio Lahti 9h00

Sex 4 Set Quartos-de-final 3 SUE v NOR Helsinki Football Stadium 13h00
Terminou saindo bom pra Inglaterra ficar em terceiro.
Palpites: Inglaterra,França,Suécia e Alemanha

Daniel disse...

E não foi que o mistão do UMEA deu um caldo no all Star. Me surpreendeu.
Só assisti o primeiro tempo e o comecinho do segundo, chegarama colocar 2x0 , mas Lily(assistência da cristiane) e Marta(que não comemorou o gol) empataram no primeiro tempo.
No segundo tempo entrou o banco todo da seleção da WPS e Sinclair marcou dois gols relampagos.
Mas foi um jogo bem disputado e surpreendente por parte do UMEA que conta a brasileira Elaine.