segunda-feira, julho 13

Hat trick!


Aos poucos, o Chicago Red Stars ameaça tirar o pé da lama. O time alcançou sua 2ª vitória consecutiva após bater o FC Gold Pride e volta a brigar por uma vaga nos playoffs. Num 1º tempo equilibrado, o Red Stars quase abriu o placar quando Cristiane fintou a zagueira Kristen Graczyk na intermediária e disparou rumo ao gol. No entanto, a finalização foi em cima da goleira Nicole Barnhart. Aos 31 minutos, Cristiane converteu um pênalti (duvidoso) sofrido por ela mesma e deixou o Red Stars em vantagem. O Gold Pride também teve suas chances, mas Tiffeny Milbrett bateu para fora diante do gol escancarado e a goleira Caroline Jonsson defendeu o chute à queima-roupa da Érika. Nos acréscimos, Cristiane foi lançada por Megan Rapinoe, driblou Barnhart e tocou a bola mansamente para o fundo do gol. No 2º tempo, o Gold Pride entrou em campo com apenas 10 jogadoras. Graczyk ficou no vestiário recebendo pontos em um corte na testa, fruto de um pé alto cometido por Lindsay Tarpley. Foi a senha para o técnico Albertin Montoya fazer uma lambança. Ele resolveu colocar a veterana Brandi Chastain no ataque e substituiu a Érika. Logo em seguida, informado que Graczyk não iria retornar, mandou Tiffany Weimer para o campo e recuou Chastain para a zaga. Não era mais fácil deslocar a Érika para a defesa e substituir a Graczyk (que com um talho enorme na testa, dificilmente voltaria) por uma atacante qualquer? Aos 19 minutos, o árbitro marcou mais um pênalti discutível e Milbrett descontou para o Gold Pride. Mas nem deu tempo de comemorar. Na sequência, Cristiane arrancou pela direita, pedalou para cima da Chastain e mandou uma bomba no ângulo. Golaço. Com o jogo decidido, restou aguardar o apito final do árbitro. Cristiane entrou para a história da WPS como a 1ª jogadora a marcar três vezes na mesma partida. Com 6 gols, ela agora só perde para Marta e Camille Abily na artilharia do campeonato.
CRS: Caroline Jonsson, Natalie Spilger, Jill Oakes, Ifeoma Dieke, Lydia Vandenbergh, Brittany Klein, Carli Lloyd, Megan Rapinoe (Chioma Igwe), Karen Carney, Lindsay Tarpley (Danesha Adams), Cristiane (Ella Masar)
FCGP: Nicole Barnhart, Leigh Ann Robinson, Rachel Buehler, Kristen Graczyk (Tiffany Weimer), Marisa Abegg, Leslie Osborne, Formiga, Sissi, Tiffeny Milbrett (Eriko Arakawa), Érika (Brandi Chastain), Christine Sinclair
Público: 5.127

Mesmo atuando fora de casa, o Sky Blue derrotou novamente o Boston Breakers e aparece pela primeira vez entre as quatro equipes mais bem colocadas na tabela. O marcador foi inaugurado aos 24 minutos. Collette McCallum lançou na entrada da área para Natasha Kai, que aproveitou a saída precipitada da goleira Allison Lipsher e tocou de cabeça. Aos 37 minutos, um lance bem trabalhado aumentou a vantagem do time de Nova Jersey. Rosana abriu o jogo na direita para Heather O'Reilly, que cruzou na área para a própria Rosana dominar, girar e bater colocado. Na 2ª etapa, o Sky Blue administrou o placar e pouco foi ameaçado pelo adversário, que só conseguiu diminuir o prejuízo nos acréscimos graças a um gol de Jennifer Nobis. Para entender a supremacia do Sky Blue sobre o Boston Breakers (3 vitórias no confronto direto), basta comparar o meio-campo das duas equipes. A diferença técnica é gritante, ainda mais com a ausência da Kelly Smith. Só nos sonhos do técnico Tony DiCicco é que a limitada Christine Latham tem condição de jogar no meio. Recuperada da cirurgia no joelho, Fabiana estreou com uma atuação bem discreta. Tá difícil, mas ainda acredito que a Collette McCallum acerte uma no gol antes do campeonato terminar.
BB: Allison Lipsher, Alex Scott, Amy LePeilbet, Candace Chapman (Kasey Moore), Heather Mitts, Angela Hucles, Christine Latham (Kelly Schmedes), Kristine Lilly, Fabiana (Nancy Augustyniak), Amy Rodriguez, Jennifer Nobis
SBFC: Jenni Branam, Keeley Dowling, Anita Asante, Christie Rampone, Meghan Schnur, Yael Averbuch (Jen Buczkowski), Heather O'Reilly, Collette McCallum, Rosana (Noelle Kesellica), Kacey White, Natasha Kai (Kelly Parker)
Público: 4.009

7 comentários:

Daniel disse...

Será que ainda dá para o Chicago?
Essa semana vai definir tudo. Boston e NJ como visitante. Uma Vitória acho que mantém as chances.
Agora mesmo com Hat Trick era pra Cris ter feito uns 5 gols e quase que ela perde o segundo que ela marcou, de toda forma é espetacular ver a centro-avante titular do Brasil recuperando sua boa forma.
Rosana tambem parece ter encontrado seu bom futebol, fez um belo gol na vitória do NJ. Marta(de forma mais regular), Cris e Rosana, parecem ter encontrado seus espaços na WPS, podem se dizer que o primeiro anos delas , tardiamente ou não , regularmente ou não , foram testadas e aprovadas no que delas se esperavam. As outras demais , ainda tem que batalhar por seus espaços.

Marcelo T. disse...

Sei lá, o Red Stars não é muito confiável. Ontem o Pride teve bastante liberdade para trabalhar entre o meio-campo e a defesa, só não soube aproveitar as chances. Mas acho que dá para ganhar do Boston, que vem mal das pernas.
A Cristiane concluiu mal aquela primeira chance, mas teve o mérito de criar toda a jogada. Já no chute à queima-roupa, a Barnhart fez milagre. O melhor é que finalmente a Cristiane entrou em forma, antes ela não conseguia dar essas arrancadas e tampouco ganhava na corrida das zagueiras.

JMiron disse...

Muito bom os 2 gols dela (penalty não conta)..pricipalemente o terceiro. Ela enfim está se acertando..legal o Red Stars ter ganho esses 2 últimos jogos...idem para a vitória do Sky Blue...quanto mais os times se embolam, melhor fica. Já que Sol disparou, que tenha emoção na briga pelas outras vagas..só o Gold Pride que não vai mesmo...também, é o time das anciãs...Com Sissi, Chastain e Milbrett de 10 anos atrás, seria um timaço, mas elas não tem condições...A Chastain só fica filmando os bastidores do time (parece que ela vai participar de um reality show pela ABC, tomara!)...a Sissi voltou a ser jogadora e a Milbrett é a única que faz alguma coisa, mas a idade já pesa...tudo isso aliado com um time que não sei...Osborne não 'voltou' ainda à jogar depois da contusão...a Érika é reserva, e quando entra não faz nada para poder ficar como titular...Dimartino tinha que jogar um pouco mais à frente...ela é muito baixa (não consegue brigar de cabeça e de corpo com as outras jogadoras)...e não sabe marcar...tinha que jogar mais solta levando a bola para o ataque..ela é jogadora de criatividade...não uma roubadora de bola que cria as condições para a atacantes, tipo Boxx e Lloyd...o time tá perdido...desde a comissão técnica até as jogadoras em campo. Não se ve falar da Formiga...ela sumiu..falando nisso:

Rosana...se acertou bem..está fazendo gols...tomara que continue assim.

Marta...é isso mesmo..é a melhor jogadora do mundo (merecido), mas tem jogos que vai bem e outros nem tanto..normal.

Cristiane...deve ser o peso extra que o Marcelo falou mesmo...está jogando bem até que enfim..acho que demorou por falta de costume também...está em outro país e me parece que ela não sabia nada de inglês (é só olhar num video delas na ABC de Chicago que se percebe isso)...ela ficou 'abandonada'..com o tempo ela está se acostumando com tudo isso.

Anônimo disse...

Essa é a cristiane que eu conheço- Bonito de ver com a bola no pé.
Lembro-me agora dela na olimpiada de 2004, em atenas. Muito rapida e agressiva, c/18 anos e driblava até a sombra. Melhorou muito e nao
sei porke ja vi americanos a chamarem de mercurial..
E se estivesse na ativa tambem a Daniela a WPS estaria diferente.

Marcelo T. disse...

Uma coisa que esqueci de comentar é que achei bacana a comemoração entusiasmada das demais jogadoras do Chicago após os gols. A Cristiane parece ser querida pelas companheiras de time.

Não custa lembrar que a Marta fez toda a pré-temporada com o LA Sol, já Cristiane e Rosana chegaram em cima da hora e sofreram contusões no início da temporada. E enquanto o LA Sol se acertou logo de cara, Red Stars e Sky Blue passaram por altos e baixos. Dadas as circunstâncias, é compreensível que elas tenham demorado mais a engrenar.

Sobre o Gold Pride, eu também questionei a opção pelas veteranas nos posts que escrevi antes do campeonato começar.
A DiMartino é habilidosa, mas acho que carrega demais a bola e é meio dispersiva (não deu nenhuma assistência, embora tenha atuado à beça).
Eu continuo acreditando no potencial da Érika, mas ela não tem característica de cair pela ponta direita como aconteceu no jogo de domingo (acho que teria exercido bem a função da Sinclair ou da Sissi). Ela tem visão de jogo e precisa atuar ao lado de atacantes que se movimentem para receber os passes. Não sei por que o técnico ainda não tentou aproveitar o entrosamento do tempo de Santos que ela e a Tiffany Weimer têm... já foram tantas experiências mesmo.

Mary disse...

É muito bom ver a Rosana , a Cristiane e a Marta se consolidando na WPS. Esperava que o Red Stars só se recuperasse na próxima temporada, mas me surpreenderam, e isso é muito bom. Sou torcedora do Sol, mas quero ver o Red Stars na final contra o Sol. Se isso acontecer vai ser uma grande final, e eu acredito que sem grande favorito.
Parabéns pra Cris por entrar pra história, e começar a mostrar porque está entre as 3 melhores do mundo, e pra Rosana pelo gol de categoria que fez. Lindo gol.

Anônimo disse...

Para mim a competiçao WPS toda a começar deste ano, vai elevar muito o futebol feminino. E talvez de duas formas ate: primeiro pelo nivel do wps e das jogadoras que participam. {e de quebra das garotas e escolares la)Segundo, porque a simples ausencia de Bompastor, KElly Smith, Abily ou Myiama nos
seus paises, abre espaço para o crescimento de novos talentos.