terça-feira, junho 30

Agenda da 15ª semana

Jogos a serem realizados esta semana:
Quarta
Chicago Red Stars x Washington Freedom - 21h:30 (web)
Sábado
Sky Blue FC x Boston Breakers - 17h
Domingo
Washington Freedom x Los Angeles Sol - 19h (TV)
FC Gold Pride x Saint Louis Athletica - 21h (rádio)

Até o momento, tivemos 92 gols na WPS (sendo 2 contra). 50 foram marcados por jogadoras estrangeiras e 40 por americanas. Como já passamos da metade do campeonato, decidi que era hora de torturar os incautos leitores do blog com uma análise rasteira sobre o desempenho das principais jogadoras e uma possível influência no futuro de suas seleções.
Brasil: Marta, no geral, tem atuado bem e parece estar subindo de produção. Mas confesso esperar mais de quem foi eleita a melhor do mundo por três vezes. Ainda falta uma jogada espetacular. Aquela que mereça ser exibida nos melhores momentos da ESPN americana e desperte a atenção do público para a recém-criada liga. Daniela deu azar e se contundiu no dia em que realizou sua melhor partida. Rosana ainda não exibiu a mesma forma do Pan 2007 e alterna boas e más atuações. Formiga ficou num cômodo meio-termo, não compromete mas também não faz a diferença a favor do Gold Pride. Cristiane chegou em má forma (o que não é muito profissional), ameaçou engrenar no campeonato e parou por aí. Érika ainda não recebeu uma oportunidade real. Francielle e Adriane, na minha opinião, ainda estão muito verdes para jogar numa liga de alto nível. Acredito que a seleção siga com os mesmos defeitos (fragilidade defensiva) e qualidades (ataque criativo). Só espero que a experiência num campeonato tão competitivo faça as brasileiras evoluirem em outros aspectos. Não dá para querer jogar só na base da técnica.
Estados Unidos: Parece existir um consenso de que as americanas de maior destaque atuam no setor defensivo, o que não deixa de ser significativo. Debaixo das traves, a experiente Hope Solo e as promissoras Val Henderson e Allison Whitworth apareceram bem. Na zaga, Allison Falk e Amy LePeilbet surgem como sucessoras das veteranas Christie Rampone e Kate Markgraf. A polivalente Brittany Bock e a lateral direita Marian Dalmy também são candidatas a uma vaga no time americano. Do meio pra frente, o panorama já não é tão animador. Tiffany Weimer, cuja convocação chegou a ser cogitada, não passou de fogo de palha. Lori Chalupny, que tem feito bem a função de meia, é aproveitada na seleção como lateral esquerda. Heather O'Reilly tem sido a melhor jogadora do Sky Blue, mas não decide. As atuações de Amy Rodriguez, Megan Rapinoe, Natasha Kai, Carli Lloyd, Abby Wambach e Lindsay Tarpley têm variado entre o regular e o sofrível. Mas no final das contas, isso não faz muita diferença. O jogo da seleção americana é baseado em conjunto, preparo físico e consistência tática e não em grandes talentos ofensivos.
Inglaterra: Kelly Smith, Alex Scott, Eniola Aluko e Anita Asante não decepcionaram e vêm acumulando boas atuações em suas respectivas equipes. Karen Carney começou bem e depois sucumbiu à má fase do Chicago Red Stars. Com essa base, a Inglaterra tem condições de finalmente alcançar um resultado expressivo no futebol internacional. A expectativa é que brigue com Suécia e Alemanha pelo título do Campeonato Europeu que começa em agosto.
França: Camille Abily e Sonia Bompastor se saíram melhor que a encomenda. Com a experiência e a autoconfiança adquiridas na liga norte-americana, talvez elas consigam fazer com que a França deixe de ser uma seleção periférica na Europa e volte a participar das grandes competições mundiais (o que não acontece desde a Copa do Mundo de 2003).
Canadá: Com Erin McLeod e Karina LeBlanc, a seleção canadense está muito bem servida no gol. Christine Sinclair, após um início ruim no Gold Pride, tem feito jus à fama de centroavante oportunista. Mas se for depender de jogadoras medianas como Kelly Parker, Melissa Tancredi e Christine Latham, dificilmente o Canadá deixará de ser o saco de pancadas preferido da seleção americana.
Austrália: Deixando de lado uma certa irregularidade, é justo dizer que Lisa De Vanna, Collette McCallum e Sarah Walsh mostraram qualidades na liga americana. Já Heather Garriock, com problemas físicos, praticamente não jogou. Depois da boa campanha na Copa do Mundo de 2007, quando deu sufoco na seleção brasileira, a Austrália tem tudo para confirmar a condição de seleção emergente.
Japão: Enquanto a cerebral Aya Miyama comanda o meio-campo do Los Angeles Sol, Homare Sawa e Eriko Arakawa vêm tendo atuações apagadas. A seleção japonesa deve seguir na mesma toada: pratica um futebol plasticamente bonito, mas sofre com as limitações defensivas e o ataque inoperante.

10 comentários:

JMiron disse...

Deve haver um problema interno grave com o Red Stars...não é possível...Carli Looyd, Lindsay Tarpley e a Christiane estão muito abaixo do que podem jogar...mas muito mesmo...a Christiane vive no banco (e merecido o banco) e a dupla Lloyd/Tarpley (que mereciam um banquinho também pra ver se 'acordam') estão jogando por uma mistura de falta de opções com a medalha de ouro que elas têm em casa. Nunca vi um time cair tanto...não ganha mais nada!

Vamos aos países:

BRASIL: Acho que a Marta está jogando bem sim..é que o campeonato é difícil mesmo..com excessão das alemãs e de umas e outras que poderima estar na liga, todas as grandes jogadoras que o futebol feminino produz estão lá, então era de se esperar que isso acontecesse...uma coisa é ela dar um drible fantástico contra os EUA em 2007, outro é manter um padrão alto em todas as partidas...é a melhor do mundo sim! Daniela e Christiane estão abaixo do que jogam...ao contrário de muitos, para mim elas têm mais fama do que bola, mas mesmo assim podem jogar mais do que isso..a Daniela está contundida, mas a Christiane...
As outras são isso mesmo...jogam um futebol nota 5...não me decepcionei porque eserava isso mesmo.

EUA: Cocordo com sua análise sobre o ataque ser o ponto fraco...depois que a dupla Hamm/Foudy se aposentou ( Foudy não era bem uma atacante, mas ia toda hora para o ataque), o time decaiu muito..Acho a Abby uma bela atacante, não é atoa que é a jogadora em atividade que mais fez gol no mundo (junto com a Sinclair), mas o time precisa de uma atacante que se movimente mais, já que a Abby joga parada. A Amy Rodriguez faz isso muito bem, mas ela não sabe chutar pro gol e acho a Hucles fraca para ser titular da seleção.Agora nas outras áreas, o time dispensa comentários...Solo no gol..segura, não tem medo de pressão...acho bem melhor que a Angerer, já que muitos acham a alemã a melhor do mundo. A linha defensiva com Chalupny/Markgraf/Rampone/Mitts é fora de série para padrões femininos OBS: Só a Mitts que é um pouco inferior as outras 3, mas mesmo assim é melhor que 99% das laterais direitas que tem em outras seleções...talvez a Dalmy possa ser titular também, mas eu ficaria com a Mitts por ser experiente. Meio-campo com O`reilly/Boxx/Lloyd/Tarpley têm uma grande marcação com um pouco de criatividade (Boxx), jogadoras brigadoras e que não se cansam nunca numa partida, além de saberem jogar a bola no ataque (O`Reilly e Lloyd)e uma meio-campista que sabe se infiltrar muito bem no ataque (Tarpey). Um grande time..sem nomes individuais que sabem a atenção do público em geral, mas que em conjunto jogam muito.

JMiron disse...

Outros: Acho a Kelly Smith uma baita jogadora...é que a seleção da Inglaterra é mais ou menos, portanto não temos a chance de vê-la jogando em grandes partidas...quartas, semi ou finais...mas joga demais...idem para a Alex Scott, mas em menor grau...muito boa jogadora...é que como a seleção é fraca, elas não se destacam...igual acontece com a dupla francesa (Abily e Bompastor)..acho a Bompastor melhor que a Abily, mas como essa última joga no SOL que faz uma bela campanha e ela fez muitos gols, o destaque é maior...Sinclair como já disse, é a jogadora que mais fez gols em partidas oficiais junto com a Wambach (99) a além disso (porque tem jogador/jogadora que faz gol, arrebenta mas dai some e se vê que não era grande coisa) sabe se posicionar, sabe usar o corpo como poucas jogadoras...uma bela jogadora..nada excepcional, mas acima da média. Já escrevi isso antes..falando de Canadá, não sei como a Kara Lang pode estar fora da WPS (já eu falo mais sobre isso) senão acabo mudando de foco. As australianas há muito tempo jogam bem como um conjunto..não têm nomes individuais que possam ser citados ao se falar de grandes jogadoras, mas a seleção costuma dar trabalho para as grandes seleções. Em 2008 perdeu 2 jogos para os EUA por 4x3 e 3x2 com gol americano no finalzinho (em ambas as partidas)e na Copa de 2007 deu um trabalhão para o Brasil. O Japão é como o time masculino..ingênuo...jogam bem, correm muito, mas não sabem fazer gol e muito menos marcar..é um time só para dar canseira nas outras seleções..diferentemente (falando de asiáticos) da China e da Coréia do Norte, que já disputou final de Copa e Olimpiadas (China, em 99 e 96 respectivamente) e foi campeã mundial sub 17 e vice campeã mundial sub 20 (Coréa do Norte, em 2008).

JMiron disse...

Voltando ao assunto Kara Lang..espero que na próxima temporada, a WPS contrate mais jogadoras que estejam fora da liga e que por um motivo ou outro não estão jogando (e que merecem):

Kara Lang, Tobin Heath, Lauren Cheney, Alex Morgan,Aline Pellegrino, Lotta Schelin (ela podia dar um tchau pro Lyon),as alemãs (acho que dai é sonhar!),etc...senão vai ser um time com 20 jogadoras universitárias e 3 ou 4 meia boca e com alguma experência (estou falando do Atlanta), ou senão, pode acontecer o pior e que eu acho que irá acontecer: tirar jogadoras dos times e mandá-las para a terra da Coca-cola e da CNN...ai vai enfraquecer a liga inteira...há grandes jogadoras que podem ir para a WPS. Colocando essas 6 que eu citei...mais umas 4 que podem ir do Brasil, Canadá ou algum país da europa, dai 'preenche' o resto com as melhores da NCAA e pronto..senão vai decair o nível..dai vamos continuar vendo todo ano um time disparar (eu estou achando meio sem graça esse campeonato com o Sol liderando abssollluuttaaammmennnnteee).

Daniel disse...

JMiron,

Acho que a Daniela nem deu direito pra analisa-la. quando ela começou a jogar alguma coisa ela foi mandada pra o estaleiro e o time que estava mal começou a melhorar. Acho que se ela já pegasse essa fase do athletic ela iria crescer junto tambem.
Quanto ao Sol nada garante, absolutamente nada, que ele virá a ser campeão. Ele pode botar 200 pontos na frente do segundo colocado e em uma unica partida essa dianteira naõ valer ABSOLUTAMENTE NADA. Coisas do regularmento , que não é injusto, pois todos assinaram. Se o Sol perder esse campeonato não vá chorar.
__

Marcelo,
Só por curiosidade,estas mensagens removidas é em decorrência do que?

Mary disse...

Acho que por ser o 1º ano da WPS , fica difícil cobrar grandes coisas, pois tudo está em fase de adaptação.
As jogadoras estão conhecendo uma nova competição (principalmente as estrangeiras).
A Marta é a melhor jogadora do mundo, mas passou por mudanças e é humana. Como você mesmo já disse Marcelo, jogar no Umea era mais fácil pra ela, e mesmo assim ela só foi eleita melhor do mundo depois de jogar 3 anos por lá. Nos 2 anos anteriores ela foi 3ª e 2ª melhor do mundo, respectivamente, ou seja, ela veio numa crescente.
Acredito que na WPS não vai ser diferente, conforme for se adapatando ela vai crescendo, é como se ela tivesse passando do "peso pena" pro "peso leve" no box, o nível subiu e as dificuldades aumentaram, e ela tem que se superar pra ser "campeã". Isso, ela já tem demostrado nos últimos jogos, com uma sequencia de 3 jogos e 4 gols (o começo da adaptação).
Não sei se observaram, mas o 2º gol dela contra o Red Stars foi de letra, e isso matou a zagueira e a goleira que estava esperando um toque dela com a perna direita. Resultado, a goleira ficou caida e ela fez um golaço. Mas como isso não é mais novidade da parte da Marta, não tem nenhum destaque.
Da Marta, podemos esperar jogadas de gênio sim, mas vão ser raras, por que ser original é difícil. Mas jogadas de craque dela, é só ficar atentos que sempre veremos.

Mary disse...

Acredito que na temporada que vem a competição vai ficar melhor por não ser mais novidade pra ninguém. Os times devem vir mais estudados, mais bem preparados, as jogadoras adaptadas, e a diferença não vai ser tão absurda entre os times (por isso espero logo a temporada de 2010). Se não houver evolução, a liga vai caminhar pro fim (o que vai ser muito triste).

Daniel, nós podemos remover nossas mensagens clicando nessa "lixeirinha" que aparece em baixo de cada uma delas. Só você pode ver a "lixeirinha" em baixo da sua mensagem, porque só você pode removê-la (eu acho que o Marcelo não pode remover nossas mensagens).

Marcelo T. disse...

São tantos assuntos que fica até difícil responder, mas vamos lá.
Não entendi tanta celeuma em torno da Marta. Só acho que ela ainda está devendo uma grande jogada que dê mais visibilidade à WPS (algo que ela cansou de fazer na Suécia e na seleção). É por isso que ela recebe o maior salário entre todas as jogadoras, espera-se que ela gere mídia espontânea para a liga. No futebol masculino é normal cobrar algo a mais de quem foi eleito melhor do mundo (Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Cristiano Ronaldo). Por que o mesmo, dentro das devidas proporções, não pode ocorrer com a Marta?

Também gosto mais do futebol da Bompastor. Na Abily, admiro a frieza que demonstra quando está diante do gol. O aproveitamento dela é impressionante, pois nem está entre as que mais finalizam.

Sobre as equipes asiáticas: é inegável a evolução da seleção japonesa, que inclusive fez uma bela campanha no Mundial Sub-20. Já a China está em franca decadência e foi eliminada pelo próprio Japão na última Olimpíada. Detesto a Coréia do Norte, deve ser o time que pratica o futebol mais feio do mundo.

Confesso que só admiro a beleza na Kara Lang. Como jogadora, acho ela muito fraquinha. Chuta bem de longa distância, mas não tem nenhuma habilidade e aposto que perderia na corrida para uma tartaruga.

Daniel, é como a Mary explicou. As mensagens podem ser removidas pelo próprios autores, geralmente para fazer alguma correção. Nunca precisei, mas posso apagar qualquer comentário.

Mary disse...

Também acho que a Marta tem que fazer jus ao seu salário que ganha, mas também acho que é um pouco cedo pra querer que ela já chege arrasando na WPS. Na WPS as zagueiras não são tão "inocentes" quanto na suécia, a ela está sempre muito bem vigiada em campo . Se pudenssem, colocavam 4 só pra marcá-la, mas aí sobram a Miyama e a Abily (que está na artilharia graças a forte marcação que fazem na Marta, já que é um elemento surpresa).
Eu também quero ver a Marta fazendo na WPS as grandes jogadas que a fizeram se tornar a melhor jogadora do mundo, mas só espero isso para a próxima temporada (2010). Se não acontecer, aí eu me junto ao seu coro Marcelo.
Aliás, tenho grandes expectativas para a temporada 2010 da WPS, quero ver uma competição mais equilibrada, mais disputada, mais gostosa de se acompanhar.

JMiron disse...

CONSIDERAÇÕES:

"Quanto ao Sol nada garante, absolutamente nada, que ele virá a ser campeão. Ele pode botar 200 pontos na frente do segundo colocado e em uma unica partida essa dianteira não valer ABSOLUTAMENTE NADA."

Não disse isso, só disse que um time estar tão disparado é sem graça, e nem torço pelo Sol, mas pode cair no mata-mata e o campeonato será emocionante.

"Da Marta, podemos esperar jogadas de gênio sim, mas vão ser raras, por que ser original é difícil. Mas jogadas de craque dela, é só ficar atentos que sempre veremos."

É o que eu sempre digo..uma coisa é fazer uma partida excepcional contra os EUA em 2007...outra é fazer aquilo toda partida...nem Pelé, Maradona, Zidane etc faziam isso...esses lances acontecem de vez em nunca..na maioria das vezes, o grande jogador decide a partida fazendo gols e assistências normais.

"é inegável a evolução da seleção japonesa, que inclusive fez uma bela campanha no Mundial Sub-20"

É uma 'evolução 'que vai chegar a disputar no máximo um 3º lugar como em Pequim...não tem grandes jogadoras individuais como o Brasil (Marta) ou Inglaterra (Kelly Smith) nem um time forte no conjunto (EUA) para alcançar melhores resultados...não sai disso!

"Não entendi tanta celeuma em torno da Marta"

Não foi isso que eu quis dizer...só acho que ela está jogando o que pode e que esse PODER à faz ser a melhor do mundo.É a melhor do mundo, mas não é e nunca foi UMA MELHOR DO MUNDO DISPARADA EM RELAÇÃO AS OUTRAS, ou seja, é a melhor, mas a distância dela em relação as outras não é tão grande.

"Confesso que só admiro a beleza na Kara Lang. Como jogadora, acho ela muito fraquinha. Chuta bem de longa distância, mas não tem nenhuma habilidade e aposto que perderia na corrida para uma tartaruga."

Ela é boa jogadora sim..depois da Sinclair, é o que de melhor foi produzido no Canadá..claro, não é uma coisa sensacional, uma jóia que você acha e fala "contrate ela logo antes que outro faça isso!", mas tem bola para jogar na WPS...é melhor que a maioria das alas que tem na WPS...só perde para a Heather O`Reilly (que joga numa posição parecida com a dela).

"Também acho que a Marta tem que fazer jus ao seu salário que ganha, mas também acho que é um pouco cedo pra querer que ela já chege arrasando na WPS"

Eu acho que a Marta ganha o que merece..as outras é que ganham pouco...uma jogadora da seleção americana (são as que mais ganham em se tratando de seleções) tira US$40000 por ano..é menor que a renda americana..acho um absurdo..claro que elas podem fazer outras coisas e ganharem mais por fora (anúncios, propagandas, amistosos...etc) e também sei que é o que a WPS pode pagar, mas é muito pouco..as estrangeiras não estrela, ou seja com exceção de Marta e Kelly Smith devem ganhar bem menos..eu tinha o valor dos salários delas, dividido por universitaria, com medalha de ouro, estrangeira, etc. mas perdi essas informações.

Esse All-Star contra o time da Suécia é uma piada...se fosse contra a seleção alemã ainda ia...o certo era pegar as jogadoras e fazer 2 times, como é na NBA...Marta/Tarpley/Solo/Bompastor de um lado...Smith/Osborne/Abily/Chalupny de outro, mas enfim...

Mary disse...

Gostei muito de ver o Red Stars jogando contra o Freedom, foi ofensivo e dominou uma grande parte do jogo. O bom posicionamento da Caroline Jonsson ajudou bastante o time na hora do aperto. Mas fiquei impressionada como o Red Stars perde gols. A Cristiane poderia ter saído do jogo com uns 3 gols (fez 1 gol pelo menos).
Mas qualquer resultado diferente da vitória para o Red Stars seria injusto.
E, em fim, o Red Stars voltou a vencer, e vencer bem, não pelo resultado (2-1), mas pela forma como jogou, ganhando de virada.