quinta-feira, maio 28

Várias coisas

Jogos do fim de semana:
Sábado
Los Angeles Sol x Saint Louis Athletica - 20h (rádio)
Domingo
Washington Freedom x FC Gold Pride - 17h
Sky Blue FC x Boston Breakers - 19h (TV)

O VT de Sky Blue e Boston Breakers será exibido pela ESPN Brasil às 22h.
Dos 54 gols marcados até o momento na WPS, 27 pertencem a jogadoras estrangeiras. O ranking dos países está assim: Inglaterra (8), Brasil (7), França (4), Canadá (3), Austrália (3), Japão (1), China (1).
Nova enquete no ar: Se pudesse escolher, qual jogadora brasileira você gostaria de ver atuando na próxima temporada da WPS? Já adianto que meu voto foi para a Maurine.
Resultado da enquete anterior que perguntou quem será a artilheira do campeonato: Marta teve 60% dos votos contra 20% para Cristiane, 8% para Kelly Smith e 4% para Abby Wambach. 8% optaram por outra.

18 comentários:

Daniel disse...

Alguem acompanhará o jogo do Sol X SLA pelo Radio?hehe
Agora uma coisa que tambem acho intrigante e queria a opinião de vocês. A média de gols dessa WPS não está sendo baixa? algo meio que quase no limite dos 2,0 gols por partida e geralmente a media em campeonatos feminino geralmente passa dos 3,0 ou beira os 3,0 gols por partida.
É o nivel que é muito alto principalmente das defensoras ou é ainda uma adaptação ao estilo americano de jogo principalmente por parte das estrangeiras se bem que estas estão bem a vontade já que são responsáveis por 50% dos gols marcados até aqui.
O campeonato tá quase na metade, mas sinceramente esperava mais das brasileiras. Sei que algumas deram azar como a Dani sei que a Rosana volta de contusão, mas ainda acho que no geral as brasileiras poderiam e podem mostrar mais.
Quanto a enquete da brasileira que poderia atuar na WPS fiquei na dúvida em varios momentos, mas optei pela Bárbara. Porque acho que ela é nova tem potencial e das citadas a que ganharia mais , principalmente pra seleção brasileira seria ela numa grande escola de goleiras que é a Escola americana.

Marcelo T. disse...

Eu devo acompanhar pelo rádio, é bem melhor do que o Tempo Real. Quem tiver um inglês razoável entende tranquilamente.
Acho que vários fatores influem na baixa média de gols. A maioria das goleiras é de bom nível, inclusive as reservas, conforme ficou demonstrado na última rodada. O estilo cauteloso do LA Sol, que faz poucos gols e leva menos ainda, também não ajuda. E times como Red Stars e Sky Blue ainda não conseguiram acertar o setor ofensivo.

Das brasileiras, a decepção é a Cristiane. Dizem que a Formiga vem jogando bem, mas ainda não tem nenhum gol ou assistência. Eu esperaria mais da Érika se ela fosse aproveitada no ataque. Jogando de zagueira fica difícil. Também gostaria de ver a Marta tentar mais jogadas de habilidade e dribles. Às vezes, parece que ela só usa a velocidade para vencer as defesas. De resto, desempenho normal.
Escolhi a Maurine porque acho que ela está pedindo passagem no futebol brasileiro. Tem vaga fácil em algum time da WPS.

RAPHAEL PADUA disse...

EU SOU FÃ DO FUTEBOL DE 3 JOGADORAS DAQUI E QUE MERECEM NÃO SO POR SEREM CRAQUES DE BOLA E UAM EXPERIENCIA CONSIDERAVEL NO MUNDOD A BOLA, MAS SOBRETUDO PELA PERSONALIDADE E HUMILDADE DESSAS MENINAS.
TENHO O PRAZER DE CONEHCER E DIZER QUE ALEM DE MARAVILHOSAS DENTROD E CAMPO, SÃO TAMBEM FORA DELE, SÃO ELAS:

ALINE PELEGRINO
SIMONE JATOBÁ
RENATA COSTA


PS: MARCELO FERA, DEIXA SEU MSN AI...QUERIA BATE RUNS PAPOS CONTIG...O DANIEL EU JÁ CONHEÇO BEM!

JMiron disse...

Não vejo decepção nas jogadoras do Brasil..elas são assim mesmo..com exceção da Marta que é a melhor do mundo (mais do que merecido) as outras não são nada demais...tem momentos de craque, mas estão longe de serem decisivas. É um gol aqui, outro ali..vide a Christiane contra a Alemanha e todo mundo acha elas fantásticas...assisto o futebol feminino (WPS, copa do mundo, olímpiadas, mundiais juvenis, amistosos etc.) com os olhos de um adimirador do futebol praticado por mulheres, sem esse [b] tupiquimismo[/b] criado aqui no Brasil principalmente depois da medalha de prata em Atenas. Admiro quem é boa independente do país. Acompanho a WPS porque gosto, mesmo que não houvesse nenhuma brasileira.

A Marta sim é uma gigante..nota 10 ...pra mim ela vai ganhar 10 títulos de melhor do mundo e vai ser até óbvio, mas as outras são boas jogadoras..nada surpreendente...e é isso que atrapalha o Brasil em jogos decisivos...tem uma jogadora nota 10, duas nota 7 (Daniela e Christiane) e oito nota 5...se marcar a Marta muito bem (o que é muito difícil de ser feito), o time simplesmente morre..ai perde pros EUA em 2004 e é culpa do árbrito, perde em 2008 e o Galvão que deu azar, perde pra Alemanha em 2007 e foi uma baita injustiça,ou seja, esse time é muito injustiçado e muito azarado.

Os EUA, por exemplo, não tem nenhuma Marta, mas as onze em campo são nota 8. A Alemanha idem e tem onze nota 7.

Pra mim elas são isso mesmo..boas jogadoras (todas que estão na WPS devem ser titulares de seus times), mas só isso.

Anônimo disse...

discordo do Miron somente na parte qme diz que sao apenas nota 5 e que a culpa e disso ou daquilo.
Elas tem perdido porque nao tem nunca tiveram SEQUENCIA DE JOGOS TREINO EM ALTO NIVEL antes das competições. Se tivessem e se no futuro tiverem, teremos ai 6 brasileiras nota 8 , dentre elas duas craques... iSSO e mais do que suficiente para bater qualquer time gringo.
O CLeiton Lima nao serve. Mas voce ja viu as novas ai de 16 anos que estao surgindo? As americanas? sao boas sim mas so se defendem como na olimpiada. E naquele dia em Beijing tinha chovido demais: duvido que teriam parado as nossas em campo seco.

Mary disse...

Concordo com o ANÔNIMO com o fato das brasileiras não terem um campeonato decente para se manterem em forma e competir em alto nível, por isso fico feliz por algumas delas estarem na WPS, e seria muito bom se outras entrassem no ano que vem (aí as desculpas vão acabar).
Mas descordo completamente com o J MIRON quando diz que a FORMIGA é nota 5. Pra mim, taticamente, ela é melhor que a Marta (e muito melhor que a Daniela). Ela pode não fazer muitos gols, mas sem a Formiga na seleção a vida da Marta ficaria muito mais difícil. A Marta é excepcional, mas a seleção é um todo não apenas uma jogadora.
Não acho que as zagueiras dos E.U.A. sejam melhores que a Aline Pellegrino e a Renata Costa, não acho que as laterais sejam melhores que a Simone Jatobá, a Maurine e a Rosana (quando joga como lateral).
Resumindo, acredito no potencial de TODAS as brasileiras da seleção, porque pra fazer o que fizeram com a estrutura que não tinham, tem que ter muito POTENCIAL.

Anônimo disse...

JMiron,
Entre no site da FIFA e faça uma pesquisa de quantas partidas internacionais a seleção feminina disputou nos ultimos 8 anos. Veja quantas partidas amistosas a seleção disputou e compare com as alemães e americanas. Essa rodagem não faz falta na hora da decisão? Faz e muito. A jogadora brasileira é dona de uma habilidade e tecnicas únicas. A brasileira tem ginga , tem molho , tem tempero e o jogo das gringas é sem sal. Elas passam bem , chutam bem, agora são duras.
O Brasil fez um mundial belissimo, agora era nitido que na final contra a Alemanha elas estavam uma pilha, tanto assim que quando enfrentou a Alemanha na semifinal olimpica conseguiu mostrar o que sabe e aí novamente com os EUA, que passearam na semifinal do Mundial, se viu a mesma instabilidade emocional.
Coloque um calendrário que dê ritmo a seleção feminina pra ver se elas não sobram nas competições? O que não dá é só reunir a seleção quando tem competição.

Daniel disse...

o Anônimo de cima sou Eu Daniel, o outro anônimo não sei quem é:)

Daniel disse...

E outra o que sobra na alemãs e americanas a gente tem de carente mesmo é a parte tatica. Infelizmente é dificil esperar muita coisa de Jorge Barcelos.

Marcelo T. disse...

Como diria o esquartejador, vamos por partes. Pelo conteúdo do blog, acho que dá para perceber que eu não sou chegado em ufanismo. Basta ver que o time da Marta ganhou o jogo e eu preferi destacar uma goleira americana. Sobre a Cristiane, ela não consegue carregar um time nas costas, mas acredito que tem mais futebol do que apresentou até agora no Red Stars.

Não acho justo culpar uma suposta falta de qualidade das demais jogadoras pelas derrotas em jogos decisivos. Se formos levar para este lado, muitos dizem que a Marta sempre amarela em decisões. Afinal, além das derrotas com a seleção, ela perdeu duas finais de Copa UEFA com o Umea. E foi ela que perdeu um pênalti, sofrido pela Cristiane, na final contra a Alemanha.
As derrotas de 2007 e 2008 foram indiscutíveis, mas o Brasil merecia sorte melhor em Atenas. Além das bolas na trave, a árbitra ignorou um pênalti escandaloso cometido pela Markgraf.

E faltou ressaltar que a seleção americana era permanente, suas jogadoras passavam o ano inteiro treinando e jogando. Tinham a obrigação de levar vantagem nos aspectos físico, tático e emocional sobre a seleção brasileira, que só treina e joga de vez em quando.
Por último, na minha opinião, jogadoras como Heather Mitts, Shannon Boxx, Angela Hucles, Natasha Kai e Amy Rodriguez estão longe de ser nota 8.

Mary disse...

Pra mim todas as brasileiras da seleção são nota 10, pois pra colocar a seleção entre as 3 melhores do mundo, praticamente sem apoio nenhum da CBF, elas tem que receber nota máxima.
Agora, imaginem se tivessem o investimento que alemãs e americanas têm. Iriam ser imbatíveis. Mas essa é a graça do futebol, a competição.
Espero que agora, que algumas brasileiras estão jogando na WPS, o Brasil possa obter melhores resultados em jogos decisivos.

Daniel disse...

Sol 2 x 0 Athletic. Abilly e Box.
Marta deu um chute e uma assistência.
Pelo Scout só a Aluko no athletic jogava, só ele bem dizer deu metade dos chutes a gols 4 no total.

JMiron disse...

"Mas voce ja viu as novas ai de 16 anos que estao surgindo? As americanas? sao boas sim mas so se defendem como na olimpiada."

Você já viu Kristine Mewis ou Alex Morgan jogar para esta conclusão? Veja a Alex Morgan jogar e dai você vai ver o que é
"só se defender." E qual o problema de um time só querer se defender? A Itália tem um titulo só a menos que o Brasil só
se defendendo. Como brasileiro eu prefiro muito mais ver um time que joga pra frente , com jogadas plásticas e muito mais,
mais não concordo com muitos que preferem a seleção 'plástica' de 82 à 'retranqueira' de 94.
"E naquele dia em Beijing tinha chovido demais: duvido que teriam parado as nossas em campo seco."

Não é bem assim..eu tenho o jogo aqui no PC e há uns 20 dias o reassisti..a condição do gramado era perfeito e não ajudou
nem atrapalhou nenhuma das equipes. O Brasil perdeu porque não conseguiu botar a bola na rede..é sempre assim..nunca perde
por perder..é a chuva, é o juiz, é o time que deu azar..A seleção precisa se benzer..porque quanta coisa fora o jogar futebol
atrapalha o time.

"Não acho que as zagueiras dos E.U.A. sejam melhores que a Aline Pellegrino e a Renata Costa"

Pra mim Rampone-Markgraf formam a melhor dupla de zaga dos ultimos anos no mundo. Acho a Pellegrino uma zagueira muito boa, mas a
Renata Costa pra mim não é nada demais.

"Entre no site da FIFA e faça uma pesquisa de quantas partidas internacionais a seleção feminina disputou nos ultimos 8 anos.
Veja quantas partidas amistosas a seleção disputou e compare com as alemães e americanas"

Concordo...quando digo que o time (as jogadoras) do Brasil é inferior ao time americano/alemão não digo que isso é um fator natural...
que elas são piores geneticamente...tenho certeza de que se elas tivessem mais apoio, os resultados seriam bem melhores, mas e dai?!
O que adianta ficar no SE..SE não ganha jogo como dizem por ai...eu analiso o desempenho das jogadoras..não se há apoio ou não...
O time adversário não quer saber disso..se for assim, vamos criar campeonatos para países com apoio e para sem países sem apoio.
E a verdade é que em nenhum país do mundo há apoio real para o futebol feminino..uns são mais ou menos piores que os outros...
A seleção americana joga mais, não porque elas amam defender o país..é que se elas não jogarem pela selação (agora mudou com a WPS),
elas não tem onde jogar...cada jogadora ganha 1000 dólares por amistoso/campeonato. Era isso que elas faziam pra sobreviver.
Quando se fala da diferença entre o Brasil que não há apoio em relação a outros países, parece que estamos falando de uma disputa
entre o time All Star da NBA contra o time formado pela Rocinha...em nenhum local do mundo(uma lástima) o futebol feminino tem um apoio
maciço. Tem um documentário chamado Dare To Dream que mostra muitas jogadoras dos EUA tendo que largar o futebol e voltar pra faculdade
porque elas simplesmente não tinham onde jogar...era um hobby jogar futebol...e as que conseguiram continuar, ganhavam 300 dolares/mes
da federação (muito abaixo da renda minima de lá).

JMiron disse...

continuando...

"A brasileira tem ginga , tem molho , tem tempero e o jogo das gringas é sem sal. Elas passam bem , chutam bem, agora são duras."

Isso é bom, mas é um pedaço só do quebra cabeça...Itália a Alemanha que jogam 'feio' tem 7 copas, Brasil e Argentina que jogam 'bonito'
também tem 7...não adianta nada ter ginga, molho, tempero e na hora de decidir o time não ir (não concordo com amarelar..acho que o Brasil
não amarela)...só ginga e dribles bonitos...monta um Harlem Globetrotters do futebol feminino e vive de exibição.

"Pelo conteúdo do blog, acho que dá para perceber que eu não sou chegado em ufanismo"

Nem você nem os outros nesse blog...falo de um modo geral, da pessoas que confudem torcida com realidade...a pessoa torce e dai se o adversãrio
vence, é culpa do teto do estádio, do Galvão que deu azar...nunca o time que ela esta torcendo merece perder. Torcer é uma coisa (eu torci para
elas ano passado), mas dai tapar os olhos e botar a culpa de uma derrota em outros fatores que não sejam o jogar, ai não concordo. Pra mim o Brasil
perdeu porque é pior...não absurdamente inferior à EUA e Alemanha, mas inferior. Tempos atrás (mes passado) perdeu para Suécia...que fator será que
foi responsável pela derrota? Fuso horário?! Nunca o time perde porque jogou mal.

"Sobre a Cristiane, ela não consegue carregar um time nas costas, mas acredito que tem mais futebol do que apresentou até agora no Red Stars."

A Christiane para mim é o símbolo desse exagero em relação à qualidade das jogadoras (com exceção da Marta que realmente joga demais). Ela nem é
titular do Red Stars e merecido..entra..dá um drible pra cá, um drible pra lá..toca a bola e nada. Não faz uma jogada que você olhe e diga "essa joga!"
como a Marta faz...e para mim não é má fase não..ela é isso mesmo..fez um gol bonito contra a Alemanha e mais algumas boas partidas e todo mundo acha
ela uma beleza.

RESUMINO: Quero ver o Brasil ganhar porque jogou mais (e não vi isso ainda em finais), não porque elas não tem apoio e tal...chega em final e o país
se une com o COITADISMO em relação á elas...o Brasil pode ganhar títulos e ser o melhor time do mundo, com as melhores jogadoras do mundo tendo um
melhor incentivo? Concerteza. O fato de eu achar o elencos de EUA e Alemanha não quer dizer que isso é uma constante e que sempre vai ser assim.
O Brasil pode tranquilamente quebrar isso e ganhar títulos, MAS HOJE COM O PLANTEL QUE TEMOS NÃO SOMOS NADA EXCEPCIONAIS com exceção da Marta,
que 'sozinha' não pode resolver tudo.


Obrigado!

Daniel disse...

JMiron,
Concordo com quase tudo. Só acho que faz diferença pra uma seleção que faz entre uma olimpíada e outra e entre um mundial e outro mais de 20 amistosos fora partidas oficiais de outra que se reune só pra disputar sulamericano, olimpíada e copa do mundo. Numa final a "tarimba" daquela que sempre está acostumada aos grandes jogos irá fazer diferença e muita, é como se na final fosse só mais um jogo. Ímagine um vestibular onde só tem uma vaga e você disputa com outro candidtao tão bom quanto você, só que estes fez vários simulados no ano inteiro e outro só vai fazer a prova do vestibular, quem será menos afetado teoricamente pela ansiedade desse embate?
Acho que as semifinais e finais olimpicas e mundiais, pra mim ficou claro que esse fator tarimba, rodagem internacional com a seleção pesou muito, sobrou na semi e sentiu nas finais. Tivemos bola na trave e penalty perdido contra a Alemanha, contra os EUA dominio do jogo e um carrilhão de chances perdidas. Não é coitadismo é uma realidade que se constatou. O time sentiu duas vezes digamos 3 na hora de decidir e porque sentiu quando fez duas semifianis espetaculares? Isso pra mim é sintoma de toda essa questão da falta de rodagem da seleção.
Faça a CBF um programa de 5 amistosos por ano, jogando sempre contra EUA, Alemanha , suecia, participando da algarve CUP se na hora de uma final a coisa não será diferente.

Women's Soccer Weekly disse...

Hey,

We posted about your great poll question at Women's Soccer Weekly!

Thanks.

JMiron disse...

Daniel..o que você diz vai da acordo com o que eu estou dizendo...quando falo que o Brasil é inferior à EUA e Alemanha, digo porque 11 contra 11 a seleção é inferior...como já disse, não acho que seja um fator natural, ou seja, americanas e alemãs são melhores porque são, e sim por falta de apoio (treinar mais, jogar mais), por exemplo..mas foi como eu disse já..e dai?!

Como todos estão de comum acordo que falta entrosamento e experiência ao time, há uma confirmação de que a seleção é pior que as outras 2 já citadas...senão ninguém usaria esse fator (justo..realmente falta jogar mais) para definir o Brasil.

"Acho que as semifinais e finais olimpicas e mundiais, pra mim ficou claro que esse fator tarimba, rodagem internacional com a seleção pesou muito, sobrou na semi e sentiu nas finais"

Isso é uma grande questão que sempre me perguntei.

Porque o Brasil verdadeiro é o que ganhou de 4x0 dos EUA e não o que perdeu de 2x0 para Alemanha?

Porque o Brasil verdadeiro é o que ganhou de 4x1 da Alemanha e não o que perdeu de 1x0 para os EUA?

O que eu quero dizer com isso: do mesmo jeito que você vê o verdadeiro potencial do time nas vitórias nas semifinais e dai a falta de tarimba na final e por isso às derrotas (visão válida), porque não se pode olhar de outro jeito, que para mim é válido também.O time fez uma partida excelente e o adversário não jogou bem (semifinais) e dai nas finais jogou o que sabe e o adversávio jogou o que sabe e tivemos os resultados que tivemos?

Lembramos que em 2007 o time americano jogou completamente desistabilizado, porque o técnico Greg Ryan trocou a Solo pela Scurry, que não havia jogado nenhuma partida na copa, por achar que a Solo não tinha experiência e a Scurry 'jogava bem contra nós'.

OBS: Acho que o Brasil ganharia esse jogo..só digo que os EUA não jogaram com 100% de potencial...Osborne fez um gol contra ridículo, Boxx foi expulsa..enfim, o time estava completamente perdido.

Acho estranho um time que falta tarimba chegar em 3 decisões e perder as 3...se a falta de experiência fosse tão grande, elas não chegariam as decisões..morreriam antes..para mim perdeu para adversários mais fortes.

Marcelo T. disse...

Como ninguém pode afirmar o que aconteceria se as seleções de Brasil, EUA e Alemanha tivessem condições parecidas de trabalho, nem vou abordar esse tema. Não estou com vontade de discutir hipóteses.

Mas não posso concordar com esse argumento que, no fundo, busca livrar a cara da Marta e jogar a responsabilidade pelas derrotas nos ombros de suas companheiras de time. É bom lembrar que a Alemanha saiu na frente na semifinal olímpica. E enquanto a Marta estava preocupada em agredir as adversárias (e só não foi expulsa por causa do nome), o Brasil empatou graças a uma grande jogada da Cristiane (com direito a bola entre as pernas da Stegemann) que resultou no gol da Formiga. E repito, na final do Mundial, quem atrasou o pênalti para a Angerer foi a Marta e não uma das outras "boas jogadoras". Na minha opinião, a Marta ainda não fez por merecer esse endeusamento todo e tem tanta culpa nas derrotas quanto as demais.