sexta-feira, janeiro 29

R.I.P.

Sob incredulidade geral, a WPS anunciou ontem o fim do Los Angeles Sol. Em novembro, a AEG, empresa de entretenimento esportivo e musical, já tinha aberto mão do controle do time em função de um prejuízo na casa dos US$ 2 milhões. Como as negociações com um novo comprador não foram bem-sucedidas e a temporada está prestes a começar, a solução foi encerrar as atividades da franquia. As 19 jogadoras pertencentes ao Sol serão distribuídas entre as demais equipes através de um draft que ocorrerá na próxima quinta, sendo que nomes como Marta, Shannon Boxx e Aya Miyama possuem contratos plurianuais e garantidos (resta saber por quem). A ordem de escolha na primeira rodada do draft de dispersão será assim:
1. Atlanta Beat
2. Philadelphia Independence
3. FC Gold Pride
4. Chicago Red Stars
5. Boston Breakers
6. Sky Blue FC
7. Washington Freedom
8. Saint Louis Athletica

PS: O Atlanta Beat cedeu a 1ª escolha no draft de dispersão para o Saint Louis Athletica em troca da zagueira Kia McNeill e das meio-campistas Angie Woznuk e Amanda Poach. Além disso, o Atlanta abriu mão de sua escolha na 2ª rodada do draft de 2011 e recebeu a 9ª escolha no draft de dispersão.

sexta-feira, janeiro 15

Classe de 2010

O draft das jogadoras universitárias foi realizado nesta sexta e, conforme o esperado, nenhuma grande surpresa apareceu nas primeiras posições.

Primeira Rodada
1. Atlanta Beat – Tobin Heath (meia)
2. Boston Breakers - Lauren Cheney (atacante)
3. FC Gold Pride – Kelley O’Hara (atacante)
4. Chicago Red Stars – Whitney Engen (defensora)
5. Los Angeles Sol - Nikki Washington (atacante)
6. Sky Blue FC – Brittany Taylor (defensora)
7. Washington Freedom – Nikki Marshall (defensora/atacante)
8. Los Angeles Sol - Casey Nogueira (atacante)
9. Los Angeles Sol – Kiersten Dallstream (atacante)
10. FC Gold Pride - Ali Riley (defensora)
11. Boston Breakers - Alyssa Naeher (goleira)

Segunda Rodada
12. FC Gold Pride - Becky Edwards (defensora/meia)
13. Philadelphia Independence – Malorie Rutledge (meia)
14. Los Angeles Sol - Michelle Enyeart (atacante)
15. Chicago Red Stars – Jessica McDonald (atacante)
16. Boston Breakers – Jordan Angeli (defensora)
17. Saint Louis Athletica - Kristina Larsen (atacante)
18. Washington Freedom – Carly Dobratz (meia)
19. Saint Louis Athletica – Ashlyn Harris (goleira)
20. FC Gold Pride - Kaley Fountain (defensora/atacante)

Se alguém tiver interesse em saber o restante das jogadoras escolhidas basta clicar aqui. A título de curiosidade, busquei a escalação da seleção americana sub-20 que enfrentou o Brasil na final do Pan 2007. Em negrito o único nome que não surgiu neste draft: Alyssa Naeher, Brittany Taylor, Nikki Marshall, Lauren Wilmoth (Michelle Enyeart), Kaley Fountain, Kylie Wright, Becky Edwards, Tobin Heath, Casey Nogueira, Kelley O'Hara, Lauren Cheney.
● Novela encerrada, a atacante brasileira Cristiane finalmente renovou com o Chicago Red Stars. Além disso, o Red Stars mandou a atacante Lindsay Tarpley para o Saint Louis Athletica em troca da goleira Jillian Loyden, que chega para ocupar o lugar da sueca Caroline Jonsson.
● Pela 2ª rodada da Copa Bicentenário, Argentina e Colômbia ficaram no empate sem gols. Chile e Japão também empataram, só que por 1 a 1. A equipe oriental tocou bem a bola e dominou o jogo, mas continua sofrendo com um problema crônico: não tem poder de definição. O nome da partida, pra variar, foi a goleira Christiane Endler, que teve sua atuação cantada em verso e prosa pelo narrador da tv chilena. Além das costumeiras defesas de almanaque, ela ainda pegou um pênalti cobrado por Aya Miyama. Restam as seguintes partidas na competição (lembrando que o Canal 13 exibe online os jogos do Chile):
19/01 Colômbia x Dinamarca 18h
19/01 Chile x Argentina 20h
21/01 Colômbia x Japão 18h
21/01 Dinamarca x Argentina 20h
23/01 Argentina x Japão 18h
23/01 Chile x Dinamarca 20h

sexta-feira, janeiro 8

Momento WTF?!

E eis que surge a primeira negociação capaz de agitar os fãs nesta off-season da WPS. O Los Angeles Sol surpreendeu a todos e aceitou mandar a meia Camille Abily e a 20ª escolha no draft para o FC Gold Pride em troca da meia Tina DiMartino, a 14ª escolha no draft e o direito de negociar com uma defensora estrangeira cuja identidade não foi revelada. Se compararmos a produção de ambas na temporada passada, veremos que a diferença é gritante. Abily terminou com oito gols e uma assistência e DiMartino com nenhum gol e uma assistência. É bom lembrar que esta não foi a primeira vez que o manager do LA Sol provocou estranheza com suas escolhas. A saída da zagueira Allison Falk já deixara alguns com a pulga atrás da orelha. Qual seria a lógica por trás dessas decisões? Algumas hipóteses:
1) Corte de gastos. O salário da Marta consome a maior fatia do orçamento, portanto ela que trate de se virar sozinha.
2) Abrir espaço para a contratação de uma jogadora de impacto.
3) Utilizar as várias escolhas no draft que o time possui para construir um elenco visando o futuro.
A terceira opção parece a mais provável e, na minha opinião, é equivocada. A prioridade deveria ser manter a base e buscar a conquista do campeonato deste ano, afinal quem garante que a WPS ainda estará por aí em 2011? Não que a Abily seja uma fora de série, mas é indiscutível que a francesa desempenhou o seu papel com louvor. Tanto é que a produção do time desabou quando ela ficou ausente nas últimas partidas. E se até jogadoras da seleção americana andaram sendo ofuscadas pela qualidade das estrangeiras, não será uma insensatez apostar em atletas cuja experiência se limita ao futebol universitário e que não passam de incógnitas?
● O Atlanta Beat reforçou seu elenco com mais três jogadoras, a meio-campista japonesa Mami Yamaguchi, a atacante dinamarquesa Johanna Rasmussen e a meio-campista McCall Zerboni, ex-Los Angeles Sol.

domingo, janeiro 3

Ano novo, post novo

O draft para as jogadoras que atuam no futebol universitário ocorrerá no próximo dia 15. O Atlanta Beat possui a primeira escolha e a meio-campista Tobin Heath é a mais cotada para liderar a fila (resta saber se ela repetirá o fiasco da Amy Rodriguez). A temporada 2010 da WPS começa em 10 de abril.
● O Washington Freedom anunciou a contratação da atacante norueguesa Lene Mykjaland. Como Erin McLeod, Sonia Bompastor, Homare Sawa e Lisa De Vanna devem continuar, o limite de cinco estrangeiras foi alcançado. Daí conclui-se que a francesa Louisa Necib refugou novamente diante da possibilidade de atuar nos EUA e preferiu seguir defendendo as cores do Lyon.
● O Atlanta Beat chegou a um acordo com sua primeira estrangeira, a atacante suíça Ramona Bachmann.
● De 13 a 23 de janeiro, será disputada no Chile a Copa Bicentenário. Além da equipe local, o torneio contará com a participação das seleções da Argentina, Colômbia, Dinamarca e Japão. A seleção japonesa vai com força máxima, incluindo Aya Miyama, Homare Sawa, Mami Yamaguchi e Shinobu Ohno (que deve reforçar o Boston Breakers). Agora a boa notícia: existe um rumor de que os jogos serão exibidos pelo Canal 13, do Chile, cuja programação também é transmitida online.